Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

Cinco anos do Programa de Educação em Seguros

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Há cinco anos os presidentes da Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg, da Superintendência de Seguros Privados – Susep, da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros – Fenacor e da Escola de Negócios e Seguros – ENS, assinaram, durante o I Seminário Susep de Educação Financeira, ocorrido em 19 de maio de 2016, o documento intitulado “Protocolo de Intenções” com o objetivo de elaborar um plano de ações para educação em seguros no Brasil. Como desdobramento desta mobilização multissetorial, a CNseg e suas quatro Federações associadas criaram o Programa de Educação em Seguros.

 Criado com o propósito de levar conhecimento estruturado e informações qualificadas e compreensíveis à sociedade em geral, o Programa de Educação em Seguros é composto por 21 iniciativas, dentre as quais se destacam: a produção de uma série de livretos, guias e cartilhas, que explicam de forma simples e didática os fundamentos do seguro; as parcerias com instituições de ensino e entidades de defesa do consumidor; a Rádio CNseg; o “Canal CNseg” no YouTube; ações nas mídias sociais; quizes sobre seguros e workshops para jornalistas e públicos variados. (CNseg, 2021).

O evento de pré-lançamento do Programa, realizado em 27 de julho de 2016, em São Paulo, também foi palco do lançamento do livreto “O Mutualismo como princípio fundamental do seguro”, o primeiro de uma série de 36 publicações.

O lançamento oficial ocorreu em 19 de outubro de 2016, em Brasília, e foi precedido por uma ação de Comunicação realizada em duas frentes simultâneas, no dia 10 de outubro: a instalação de um muro estampado com a hashtag #deixeiparatrás, em que as pessoas que passavam pelo Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, registravam o que haviam abandonado por preocupações em relação ao futuro, e o lançamento do hotsite deixeiparatras.com.br, que apresentou os desafios que levaram as pessoas a desistirem dos seus projetos.  

Em cinco horas o muro já havia sido totalmente preenchido, e a campanha on-line alcançou 1.000 curtidas nas primeiras 24h, chegando ao Trending Topics do Twitter no final de semana. A segunda etapa da ação consistiu no lançamento da campanha “Você consegue”, que demonstrou como o seguro, a previdência privada, a saúde suplementar e a capitalização podem contribuir para a construção do futuro tão sonhado. “O objetivo da campanha é utilizar a linguagem popular na internet e ampliar os canais de comunicação entre o mercado de seguros e a sociedade”, afirmou o presidente da CNseg, Marcio Coriolano (CORIOLANO, 2016). 

A solenidade de lançamento oficial do Programa de Educação em Seguros foi comandada pelo presidente da CNseg, e reuniu os Ministros do Planejamento e do Superior Tribunal de Justiça, além de autoridades dos Ministérios da Fazenda, da Saúde, da Educação, da Justiça e da Casa Civil, representantes da Susep, da ANS, da Fenacor e da ENS, e executivos do mercado de seguros. Na ocasião, Marcio Coriolano lembrou que “uma população mais instruída está mais bem preparada para proteger seu patrimônio” e destacou que deseja tornar o seguro uma ferramenta mais conhecida do grande público (CNSEG EM AÇÃO, 2016, p. 14).  

O evento também foi palco do lançamento da Rádio CNseg, “a rádio que informa e protege” e que tem a missão de promover conteúdo jornalístico de interesse do consumidor e de contribuir para o fortalecimento do diálogo do setor com a sociedade.

Ícone do Programa, apresenta reportagens especiais, dicas, boletins de notícias do setor, da economia e da política, além de programação musical, transmitida por meio do site radio.cnseg.org.br e, também pode ser acessada pelo portal da CNseg.

Em 26 de outubro de 2016, a Confederação Nacional de Seguros promoveu o 1º Seminário Nacional de Educação em Seguros – que abordou “temas do cenário socioeconômico brasileiro, nos quais o setor de seguros atua ativamente. Foram debatidos os desafios trazidos pela longevidade populacional e a necessidade de formação de poupança”. No evento foi lançada a fanpage institucional da CNseg no Facebook, que hoje já conta com mais de 144 mil seguidores, além de perfis no Twitter e no LinkedIn, consolidando a sua participação nas mídias sociais.

Presente no YouTube desde 15 de março de 2017 com o “Canal Seguro”, a CNseg, com uma nova estratégia de presença nas redes sociais, apresentou, em 21 de junho de 2021, a reformulação de seu canal que passou a se chamar “Canal CNseg”.

Além de um novo projeto gráfico para a página do canal, a reformulação envolveu a adequação dos vídeos já publicados, de modo a serem mais curtos e contarem com edições mais dinâmicas, conferindo um ritmo mais fluido ao conteúdo. A reformulação também contou com uma “Otimização para os Mecanismos de Busca” (SEO, na sigla em inglês), adaptando as tags, títulos e descrições dos vídeos para que sejam mais facilmente encontrados (CNseg, 2021).

 

Em 2017, o aniversário de um ano da Rádio CNseg foi marcado pela reestruturação do seu site, que passou a contar com uma interface mais moderna e intuitiva, contribuindo para uma comunicação mais dinâmica e direta com o consumidor, e pela parceria com a Rádio JBFM, que a partir do mês de julho passou a veicular entrevistas exclusivas com o presidente da CNseg, conduzidas pelo jornalista Alex Campos.  

Em sua estreia no “Painel Econômico”, Marcio Coriolano falou sobre a importância do seguro na vida das pessoas e no desenvolvimento econômico do país:

 

“A Rádio CNseg foi um salto de qualidade formidável, e em pouco tempo ela já é reconhecida como um veículo muito importante. A orientação financeira está presente em todos os quadros, buscando cobrir o elenco muito vasto do nosso mundo dos seguros” (REVISTA COBERTURA, 2017).  

Parcerias com as rádios BandNews FM e a Alpha FM marcaram o ano de 2018. Em 18 de fevereiro, o boletim “Sintonizado no Seguro” e entrevistas exclusivas com o presidente da CNseg conduzidas pela jornalista Mara Luquet entraram em rede nacional com a BandNews FM, e no Rio de Janeiro e em São Paulo por meio da Alpha FM.  

Em 1º de setembro de 2020, a Rádio passou a disponibilizar seus programas no formato de podcast, tornando seu conteúdo ainda mais acessível e permitindo que seus ouvintes tivessem total autonomia para acompanharem os programas por meio do agregador de conteúdo da preferência de cada um (Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcast ou Castbox), além do site da própria emissora. A inovação demonstra que a Rádio CNseg segue alinhada às novas tendências da comunicação digital.  

“Estar mais presente nas mídias sociais dinamizando os canais de contato com os consumidores é mais uma iniciativa para aproximá-los cada vez mais do setor de seguros e auxiliá-los no que diz respeito a tomadas de decisão em relação à proteção para si, sua família e seu patrimônio”, afirmou o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, que tornou a iniciativa conhecida durante a III Celebração do Dia do Ouvidor e do Dia Internacional do Consumidor, realizada no auditório da CNseg, no dia 14 de março (CNSEG, 2017). 

A CNseg também assinou um convênio de cooperação acadêmica com o Centro Universitário Ibmec no Rio de Janeiro, em 23 de agosto de 2018, para oferta de uma disciplina eletiva sobre seguros para alunos dos cursos de graduação. A parceria também contempla a concessão de duas bolsas de estudos semestrais para alunos que tenham interesse em desenvolver artigos e pesquisas na área de seguros. “Para a CNseg, estabelecer parcerias com instituições de ensino de forma a disseminar a cultura do seguro entre estudantes e futuros profissionais das mais diversas áreas de conhecimento faz parte dos objetivos do Programa de Educação em Seguros da Confederação”, afirmou Marcio Coriolano (CNSEG, 2021). 

Para a Superintendente Jurídica da CNseg que representa a Confederação no convênio, Glauce Carvalhal, esta é uma grande conquista para o setor, “que poderá contar com futuros profissionais ainda mais bem preparados, mas também para os alunos que, com o apoio da CNseg, terão acesso a um programa completo educacional sobre um dos mais importantes segmentos da economia brasileira e mundial” (CNSEG, 2021).  

O lançamento do Glossário do Seguro, em 2019, marcou o 3º aniversário do Programa de Educação em Seguros. A publicação tem contribuído para a compreensão de conceitos fundamentais do setor de seguros e abrange os produtos ofertados pelos segmentos de Danos e Responsabilidades, Coberturas de Pessoas, Saúde Suplementar e Capitalização. O Glossário detalha as principais características de cada tipo de seguro, as coberturas principais e adicionais, os riscos excluídos, entre outros temas que visam responder dúvidas frequentes dos consumidores, afirma a CNseg, que atualizou a publicação em 2021. 

Desde 08 de fevereiro deste ano, a CNseg também está presente no Instagram com o endereço @cnseg_oficial. O ingresso neste novo canal visa alcançar o consumidor final através de conteúdos leves, informais e didáticos que demonstram como os produtos e serviços do setor segurador estão presentes em todos os momentos da vida das pessoas. São veiculadas na plataforma curiosidades, inovações e a história do seguro, além de outros temas de interesse. “Com a presença no Instagram, fortalecemos o papel do setor segurador na perspectiva do consumidor, trazendo à reflexão a questão da importância da proteção e prevenção aos riscos – seja para pessoas, seja para empresas – com linguagem próxima e atual”, afirmou a diretora executiva da CNseg, Solange Beatriz Mendes (REVISTA INSURANCE CORP, 2021). 

 Além de posts didáticos e informativos sobre a importância dos segmentos Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização, no ano em que completa 70 anos a CNseg também tem veiculado em suas redes sociais marcos relevantes da sua trajetória, tendo como pano de fundo pontos de inflexão da história do mercado segurador brasileiro. Esta ação é desenvolvida de forma integrada com o Portal do Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador – CEDOM, que neste ano também comemora cinco anos desde que foi ao ar pela primeira vez, em 2016, e que tem sido um importante canal de disseminação da cultura do seguro e de aproximação com a sociedade.

Conheça os Livretos de Educação em Seguros:

Publicado em: 11.11.2021

 

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