Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

CNseg: Promovendo inovação no mercado segurador, há 69 anos

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Fundada em 25 de junho de 1951, a Fenaseg – Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta – “é uma associação sindical de grau superior, de atuação e abrangência nacional, instituída para coordenar, proteger, congregar e representar os Sindicatos filiados e as categorias econômicas do seguro privado, da capitalização e da previdência complementar aberta”, segundo definição dada pela própria instituição.

Em 2007, com a criação de quatro Federações Setoriais (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap), foi iniciado um processo de desconcentração da gestão dos diversos segmentos representados, que deu origem à CNseg – uma associação civil com atuação no território nacional – em 7 de agosto de 2008. A mudança do modelo de representação institucional é uma grande conquista de autonomia representativa de um setor com características tão exclusivas e únicas, como o segurador.

A CNseg traz em seu DNA princípios que marcam toda a sua trajetória e que foram reunidos em sua MISSÃO – contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do País; VISÃO – ser reconhecida como representante eficiente de um setor segurador privado saudável, inovador e comprometido com a sociedade; e VALORES – ética e transparência; valorização dos colaboradores; equilíbrio nas relações com o consumidor; solidariedade e mutualismo; responsabilidade ambiental, social e de governança.

Em comemoração ao aniversário da CNseg, o Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador dá início hoje a uma série especial de destaques que abordará cada um desses princípios e que se estenderá até 25 de junho de 2021, quando a CNseg completará 70 anos.

A iniciativa visa resgatar a sua história institucional, tendo como pano de fundo momentos emblemáticos da história do seguro no Brasil. Esta edição, a primeira da série, traz um breve histórico de como a CNseg fomentou a geração de ideias e de soluções inovadoras para o mercado de seguros, ao longo de quase sete décadas.

A fundação da CNseg se insere em um contexto marcado por profundas transformações. Ela foi criada cerca de um ano depois de o Brasil inaugurar a primeira emissora de televisão da América do Sul – meio de comunicação que em pouco tempo mudaria a vida da sociedade brasileira.

O País colhia frutos da política de modernização econômica adotada pelo governo de Getúlio Vargas, nas décadas de 1930 e 1940, e seguia em uma marcha acelerada rumo ao progresso. E foi justamente para guiá-lo através desta marcha, cadenciada por mutações nas esferas política e econômica, que o setor segurador criou a sua entidade representativa.

No decorrer dos seus primeiros dez anos de existência, a CNseg testemunhou a criação do BNDE (1952), atual BNDES, e da Petrobrás (1953), e viu o Brasil crescer “50 anos em 5”, embalado no programa desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, que entrou para a história como Plano de Metas.

Uma das suas primeiras iniciativas foi a criação do Prêmio Sebastião Cardoso Cerne, em 1957, com o objetivo de fomentar novos trabalhos sobre aspectos jurídicos do seguro, resseguro e da capitalização. A premiação ocorreu em 14 de maio, durante as comemorações do Dia Continental do Seguro. O vencedor, o Dr. David Campista Filho, afirmou durante a solenidade:

“Concursos da ordem deste instituem-se como estímulo ao estudo de problemas jurídicos e à pesquisa das respectivas soluções. Por isso seduzem as jovens inteligências que palpitam de curiosidade e estremecem na confiança em constituir doutrina na consonância da atualidade” (Última Hora, 21 de maio de 1957).

Nos anos seguintes novos concursos foram promovidos visando impelir grandes debates e novos insights sobre a tarifa de seguro incêndio, em 1969, e a proteção contra incêndio no planejamento de edificações, em 1976. Este último atraiu estudantes dos cursos de Engenharia e Arquitetura de diversas universidades do País e recebeu o nome de Concurso de Monografias João Carlos Vital.

A CNseg também encorajou a escrita de trabalhos sobre seguro de vida, em 1977, e a invenção de novos aparelhos antifurto para automóveis, em 1978, através de concursos que premiaram os vencedores com Cr$ 40.000,00 (quarenta mil cruzeiros) e Cr$ 100.000,00 (cem mil cruzeiros), respectivamente.

Em 26 de novembro de 1991, a 1ª edição do Prêmio Os Melhores do Marketing de Seguros prestou homenagem às iniciativas inovadoras de Marketing. A cerimônia ocorreu no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Dos 24 trabalhos submetidos a especialistas no assunto – Luís Macedo Goulart, Mauro Sales, Roberto Duailibi, Júlio Ribeiro, Jomar Pereira da Silva e Rui Lindenberg – 9 deles foram premiados nas categorias:

  • Comunicação Público Externo: Itaú Seguros
  • Comunicação Público Interno: Nacional de Seguros
  • Marketing Direto: Itaú Seguros
  • Novos Produtos | Pessoa Física: SulAmérica
  • Novos Produtos | Pessoa Jurídica: Bamerindus
  • Planejamento Estratégico de Marketing: Clube de Executivos
  • Promoção Institucional: Porto Seguro
  • Promoção de Vendas: Nacional de Seguros
  • Revelação do Marketing: Kor Corretora de Seguros

 

O Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, lançado em 2011, veio coroar esse histórico de iniciativas. Além de estimular o desenvolvimento do setor, a premiação promove o aprimoramento das relações com o consumidor, a partir da adoção de ideias inovadoras referentes a serviços e procedimentos.

A 1ª edição aconteceu no dia 14 de dezembro, durante o almoço de confraternização do mercado. O case vencedor foi o Sistema SulAmérica de validação prévia de procedimentos e materiais especiais – uma ferramenta que emite automaticamente autorizações de procedimentos de saúde reduzindo drasticamente o tempo de espera.

Objetivando intensificar a disseminação de uma cultura de inovação, a CNseg lançou, em 06 de novembro de 2019, o livreto Gestão da Inovação e Inovação Estratégica, o mais novo da série do Programa de Educação em Seguros. A publicação fornece diretrizes para a construção de soluções inovadoras que gerem resultados efetivos, e aponta algumas tendências ferramentais que podem nortear as atividades de seguros pelos próximos anos, como Inteligência Artificial (IA), blockchain, Open Insurance e telemetria.

Essa longa semeadura, que teve início na década de 50, colhe frutos sadios no tempo presente, marcado por grandes adversidades. Em entrevista à Rádio CNseg, em 25 de maio deste ano, Marcio Coriolano afirma que durante a pandemia (Covid-19) as seguradoras seguem ativas na prestação de assistência aos seus clientes através da adoção de uma série de ferramentas tecnológicas. Esses recursos estão mudando radicalmente a experiência do consumidor, com a garantia da segurança das informações.

Entre muitos exemplos de inovação, o presidente da CNseg destaca a possibilidade de os próprios clientes realizarem vistoria para comprovação de sinistros em suas residências, prédios empresariais, fábricas e automóveis.

Esses avanços beneficiam também as áreas mais distantes dos grandes centros com o uso de drones e satélites. Coriolano destaca ainda como a telemedicina tem beneficiado clientes do seguro saúde ao mitigar riscos de contágio, diminuir a sobrecarga dos hospitais e promover a troca de informações entre equipes médicas, pacientes e suas famílias, acelerando diagnósticos e permitindo o monitoramento a distância. “É um novo mundo”, afirma.

Edifício Seguradoras (MMM Roberto – 1949)
Diário do Paraná: Órgão dos Diários Associados (PR), 18 de janeiro de 1978, Edição 06797, página 17. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional
Diário do Paraná: Órgão dos Diários Associados (PR), 26 de junho de 1969, Edição 04177, página 4. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional
Livreto Gestão da Inovação e Inovação Estratégica: Tendências – Desafios e Oportunidades, Programa Educação em Seguros, CNseg, 06 de novembro de 2019.
Marketing de Seguro agora também dá prêmio. Revista de Seguros, Janeiro de 1991, página 30.
O Pioneiro, 27 de fevereiro de 1991, Edição 04763, página 8. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
Prêmio “Sebastião Cardoso Cerne”. Revista de Seguros, Setembro de 1956.
Carta de reconhecimento e aprovação dos Estatutos da Fenaseg, de 30 de novembro de 1953, pelo Ministério do Trabalho.
Tribuna da Imprensa, 01 de novembro de 1991, Edição 12822, página 8. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

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