Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

Dia do Securitário: celebrando a Categoria

Categoria:

Foi em 18 de outubro de 1971, que todos os profissionais que trabalham no setor segurador foram homenageados pela primeira vez. O reconhecimento partiu do então presidente do Sindicato dos Securitários do Estado do Rio de Janeiro, Álvaro Faria de Freitas, falecido em 15 de março de 2003.

Naquele mesmo ano, o deputado estadual pelo estado de São Paulo, José Carlos Stangarlini, por meio do Projeto de Lei n° 1.143, criava o Dia Nacional do Securitário/Previdenciário.

Assim, em 07 de janeiro de 2004, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, promulgou a Lei nº 11.620, que instituiu o “Dia do Securitário” e determinou que a data seria celebrada anualmente na terceira segunda-feira do mês de outubro.

Em 15 de maio de 2012, a presidenta Dilma Rousseff estendeu a comemoração para todo o território nacional, promulgando a Lei n° 12.640, que institui o “Dia Nacional do Securitário”.

Desde então, toda terceira segunda-feira do mês de outubro é dedicada aos profissionais de seguros gerais, previdência privada e vida, saúde suplementar e capitalização, que desempenham papel fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva do mercado segurador.

O Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador, resgata a origem dessa data e parabeniza esses “profissionais que, por meio da disseminação da cultura securitária, contribuem pra que o consumidor, seja pessoa física ou jurídica, façam as melhores escolhas em relação à proteção de vidas, saúde e patrimônios” (CNseg 2018).

Publicado em 13.10.2022

Compartilhe nas redes sociais

Outros destaques