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Do Automóvel ao Avião: o pioneirismo de Santos Dumont

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23 de outubro de 1906 ficou marcado na história como o momento do primeiro voo de Alberto Santos Dumont a bordo do 14-bis. Por essa razão, neste dia comemora-se no Brasil o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira.

Apesar da data formalizada, muitos foram os experimentos que levaram o brasileiro a alcançar aquela marca. Na última década do século XIX, Santos Dumont participou de várias premiações, sofreu diversos acidentes, mas foi capaz de avançar e obter êxito no seu experimento. Antes de chegar ao 14-bis, Dumont havia voado em balões e dirigíveis, contribuindo também para o progresso desses segmentos.

Ao menos oito inovações estão diretamente vinculadas ao brasileiro. Ele foi o primeiro a criar a navegação área – um conceito muito mais amplo, que consiste em conduzir uma aeronave, em vez de ser conduzido erraticamente por ela. O primeiro a voar com motor movido a explosão; o primeiro a ter um voo homologado; o inventor do motor de cilindros opostos (até hoje usados); o primeiro a fabricar um avião em série; o inventor do relógio de pulso; o precursor da patente livre; o primeiro a trazer ao Brasil um automóvel movido a petróleo. (Museu do Amanhã, 2016)

A adaptação e melhoria da potência de motores de automóveis ao longo da década anterior foi essencial para que Santos Dumont desvendasse os problemas da navegação aérea. A Revista Moderna de abril de 1899, destacava a vocação transformadora do inventor:

“Santos Dumont é filho de uma familia de engenheiros e elle mesmo cursou durante alguns anos a Escola de Minas de Ouro Preto, partindo depois para a Europa onde começou sem tardar, a practica dos sports mechanicos o que o levou a introdusir certos aperfeiçoamentos verdadeiramente appreciaveis na força motora dos automoveis. É assim que, como simples amador, reformou de um modo notavel um dos mais completos motores a petroleo (motor de Dion e Bouton) conseguindo por um systema de superposição de cylindros com insignificantissimo augmento de peso o suprehendente resultado de uma pequena machina produsindo a dupla força e por conseguinte uma quasi dupla velocidade”. (Revista Moderna, 1899, p. 254)

Não por acaso, o primeiro carro a motor chegou ao Brasil, em 1891, trazido de Paris por Alberto Santos Dumont. Tratava-se de um automóvel de marca Peugeot, Type 3 a gasolina, com motor de dois cilindros da marca Daimler. O carro, que chegou pelo porto de Santos, teria custado a Dumont 1.200 francos.

Além de ter sido o primeiro proprietário de um carro no país, o inventor foi um dos primeiros a contratar um seguro contra roubo de automóvel, ainda nos anos 1920. O seguro foi feito na França, pela empresa L’Urbaine & La Seine, com o valor anual de 132 francos.

Conforme Termo de Autorização e Responsabilidade para Uso de Imagem, celebrado entre o Centro de Documentação da Aeronáutica (Cendoc) e a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a imagem especificada (SD4-369) só poderá ser utilizada no portal do Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador – CEDOM (endereço eletrônico: https://cedom.cnseg.org.br/), com o objetivo de promover a Educação em Seguros e de tornar conhecida a história deste importante segmento da economia brasileira. É vedada a reprodução, cessão, empréstimo, permuta, comercialização, exposição e divulgação, sob quaisquer formas (fotográfica, eletrônica, digital etc.) e pretextos, das imagens cedidas através do Termo, a não ser para a finalidade descrita.
Fonte: “Assurance contre le vol des voitures automobiles”. Imagem SD4-369 – Acervo organizado pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Nélson Freire Lavanère-Wanderley e doado ao Comando da Aeronáutica / CENDOC . Vedada a cópia ou reprodução.

O avião abalou os rumos do século XX, mas nem sempre de forma positiva. Acredita-se que uma das motivações para o suicídio de Dumont, em 23 de julho de 1932, tenha sido ver seu invento ser utilizado para fins predatórios. Contudo, não foi somente essa a finalidade dada à máquina. Já desenvolvida, a indústria aérea tem tido desde então extrema importância para o maior fluxo comercial e, sobretudo, para a mobilidade civil, contribuindo para a diminuição das fronteiras e para o avanço do processo de globalização.

Veja algumas das contribuições do mercado segurador brasileiro para os rumos do setor aéreo no país:

  • Em 28 de agosto de 1941, o Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro doou a primeira aeronave de treinamento militar destinada à formação da Força Aérea Brasileira.
Jornal do Sindicato das Seguradoras nº 1 p.4 | Maio de 2008 | Sindseg RJ
  • Em abril do ano seguinte, na pista do Departamento de Aeronáutica Civil, foram entregues 10 aviões doados por seguradoras e pelo Instituto de Resseguros do Brasil – IRB, à Companhia Nacional de Aviação Civil.
  • Em 1945, após o anúncio da entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial, a SulAmérica, que doou à Campanha de Aviação um avião para o treinamento de pilotos que comporiam o quadro da Força Aérea Brasileira.
Batismo do avião General Carlos Cavalcanti | 1975 | Acervo SulAmérica

O seguro é essencial para o desenvolvimento socioeconômico do país, pois protege pessoas, animais, cargas, aeronaves, empresas etc., de acordo com as coberturas escolhidas.

No caso da aviação, existem seguros aeronáuticos voltados para a aviação comercial e regional, aviação geral, linhas regulares, aviação agrícola, dentre outras. A modalidade de contratação dependerá da atividade desenvolvida.

As seguradoras brasileiras oferecem inúmeras soluções, como alguns exemplos abaixo:

  • Seguro RETA – Responsabilidade do Explorador e Transportador Aéreo (seguro obrigatório que cobre danos aos passageiros, tripulantes e pessoas em solo);
  • Seguro de Responsabilidade Civil – Aeronáutico – LUC (garante o reembolso das indenizações a terceiros que o segurado venha a ser obrigado a pagar judicialmente);
  • Aviação Geral (jatos, turboélices, helicópteros e aeronaves de motores a pistão);
  • Seguro de Responsabilidade Civil Hangar (proteção da empresa administradora do hangar, caso esta seja civilmente responsável);

Para saber mais, pesquise no site e na base de dados do CEDOM.

 

Nota: Conforme Termo de Autorização e Responsabilidade para Uso de Imagem, celebrado entre o Centro de Documentação da Aeronáutica (Cendoc) e a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a imagem da Apólice de Seguro contra roubo de automóvel, especificada (SD4-369) só poderá ser utilizada no portal do Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador – CEDOM (endereço eletrônico: https://cedom.cnseg.org.br/), com o objetivo de promover a Educação em Seguros e de tornar conhecida a história deste importante segmento da economia brasileira. É vedada a reprodução, cessão, empréstimo, permuta, comercialização, exposição e divulgação, sob quaisquer formas (fotográfica, eletrônica, digital etc.) e pretextos, das imagens cedidas através do Termo, a não ser para a finalidade descrita.

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