Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

O centenário do Jornal de Seguros e a digitalização do seu acervo pelo CEDOM

Categoria:

O Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador (CEDOM) acaba de finalizar a digitalização de parte de seu acervo. Um dos critérios para a seleção dos documentos, além da relevância, foi a antiguidade do suporte físico. Por essas razões, o Jornal de Seguros foi um dos acervos escolhidos para o processo.

Fonte: Jornal de Seguros, dezembro de 1923, p. 194-195. (CEDOM).

O Jornal de Seguros teve a sua primeira edição publicada em janeiro de 1923, completando 100 anos em 2023. No CEDOM constam exemplares referentes aos anos de 1923 e de 1924. Não se sabe ao certo até quando o jornal foi editado, mas há registros de que a sua redação tenha funcionado na Rua Marechal Floriano, 225, Rio de Janeiro, até 1927. Embora tenha existido por pouco tempo, o Jornal de Seguros traz um importante testemunho sobre o seguro nos anos 1920.

Fonte: O Jornal, 18 de janeiro de 2023. (Biblioteca Nacional).

Assim como a Revista de Seguros em seus primeiros anos, o “Jornal de Seguros – Revista de Seguros, Commercio e Estatistica”, seu nome completo, tinha periodicidade mensal e apresentava no conteúdo um panorama sobre o seguro brasileiro. A publicação trazia anúncios, balanços e relatórios das companhias de seguro brasileiras, assim como novidades, mudanças e mesmo novas tendências do mercado segurador vindas do exterior.

De acordo com o seu primeiro editorial:

“(…) e a isso se propõe o ‘Jornal de Seguros’ com a melhor bôa vontade, divulgando o conhecimento do que universalmente se pratica em seguros, nos ramos citados (incêndio, transportes e vida), e dizendo como essas especialidades se podem aclimatar no paiz, constituidas em fontes de renda para a industria brasileira de seguros”. (Jornal de Seguros, janeiro de 1923, p.1.)

Para conhecer a publicação centenária, acesse aqui.

 

Publicado em 06.12.2023

Compartilhe nas redes sociais

Outros destaques