Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

Acervo

Desde a sua fundação, em 2014, o CEDOM atua no resgate, tratamento, preservação e disponibilização de registros documentais e informações históricas da CNseg e de instituições integrantes do mercado segurador brasileiro.

Nosso acervo histórico é constituído por documentos institucionais e por itens captados na Biblioteca Luiz Mendonça, em instituições do mercado segurador e em outros segmentos da sociedade, além daqueles doados por instituições do mercado, que são referência para a história do seguro.

O conjunto compreende registros textuais, iconográficos, audiovisuais, peças tridimensionais e depoimentos, que somam mais de 150 mil documentos sobre a atividade seguradora no Brasil. São destaques dos acervos institucionais e captados externamente:

 

1. Acervo Institucional

Além de fotografias e vídeos de campanhas e eventos, cartilhas, guias, folders, planos, propostas, informes, balanços e relatórios publicados pela CNseg (antes Fenaseg) desde a criação do órgão na década de 1950, o acervo institucional é formado também por alguns conjuntos que se destacam:

1.1 Artigos Luiz Mendonça

Escritos pelo então consultor da Fenaseg, Luiz Mendonça (1923-2001), entre 1957 e 2001, os artigos são registros de valor informativo, contendo explicações sobre a relevância do seguro e seu desenvolvimento. Os textos estão totalmente digitalizados e disponíveis em nossa ferramenta de consulta. Para refinar a busca, clique em “busca avançada”.

1.2 Boletim Informativo Fenaseg

O informativo foi iniciado em 1969, sendo editado pela Fenaseg até 1995. As publicações semanais destacam as atividades da Fenaseg e do mercado segurador no período, assim como apresentam as legislações e matérias veiculadas pela imprensa sobre o setor. O acervo está em fase final de digitalização. Acesse o acervo aqui.

1.3 Revista de Seguros

Publicada desde 1920, a revista centenária tornou-se o principal veículo de informação do setor segurador, sendo testemunha da evolução histórica do seguro no país no último século. O acervo foi totalmente digitalizado e está disponível para consulta aqui.

1.3.1 Anuário de Seguros

Complemento da Revista de Seguros, o Anuário de Seguros começou a ser editado nos anos 1930. A publicação trazia anualmente informações sobre as seguradoras, associações de classe e demais órgãos do seguro atuantes no período, assim como apresentava um panorama do mercado segurador naquele ano. Constam no CEDOM edições de 1967 a 1988. O acervo foi totalmente digitalizado e está disponível para consulta aqui.

 

2. Acervos captados externamente

O acervo de referência é formado por documentos de diferentes suportes que não são produzidos pela CNseg, mas que foram captados em instituições externas – seja por doação, compra ou incorporação – em razão do seu valor histórico para a trajetória e desenvolvimento do seguro o Brasil. Esse acervo é formado por anúncios, apólices, clippings, fotografias, livros, dentre outros. São destaques desse segmento:

2.1 Coleção da FIDES

Realizada bianualmente desde 1946, as edições da Conferência Hemisférica de Seguros (FIDES) culminaram em inúmeras publicações. A coleção é formada por aproximadamente 30 edições resultantes dos encontros, dentre anais, diretórios, teses e etc.

2.2 Coleção do IRB

2.2.1 Revista do IRB

De responsabilidade do Instituto de Resseguro do Brasil, o periódico teve início na década de 1940 e aborda a história do seguro e resseguro no Brasil. Constam na coleção exemplares de 1940 a 2004. O acervo foi totalmente digitalizado e está disponível aqui.

2.2.2 Boletins estatísticos e classificações das seguradoras

Organizados pelo setor estatístico do IRB, as publicações apresentam séries estatísticas sobre os ramos de seguro e o desempenho das companhias de seguro ativas nas décadas de 1950 a 1980.

2.3 História das Seguradoras

A coleção conta com aproximadamente 30 livros comemorativos de inúmeras seguradoras brasileiras e de órgãos relacionados à área, que são um importante relato da história do seguro no país. São alguns exemplos da coleção os livros comemorativos dos 180 anos da Mongeral, dos 80 anos do SINCOR-RJ, dos 50 anos da Susep, e dos 40 e 60 anos da Yorkshire-Corcovado.

2.4 Jornal de Seguros

Com periodicidade mensal, a publicação trazia anúncios, balanços e relatórios das companhias de seguro brasileiras, assim como novidades, mudanças e mesmo novas tendências do mercado segurador vindas do exterior. Constam no CEDOM os exemplares referentes aos anos de 1923 e de 1924. Acesse o acervo aqui.

2.5 Boletim da Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes

Lançado em 1943, o Boletim “Prevenção de Acidentes” tinha como missão educar os trabalhadores, trazendo informações e dicas sobre como melhorar o dia a dia nas fábricas, evitando acidentes causados por descuido dos operários ou do empregador. Acesse o acervo aqui.
 

Consultas

Para consultas ao Acervo do CEDOM, acesse a ferramenta de consulta ou entre em contato pelo FALE CONOSCO presente no rodapé de todas as páginas deste site. Por motivo de segurança e preservação de direitos, apenas uma amostragem do acervo digital está disponibilizada na base de dados.

Compartilhe nas redes sociais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.