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CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

Embraer e o Seguro Aeronáutico

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Em 19 de agosto de 1969, foi fundada a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) com o objetivo de desenvolver a indústria aeronáutica nacional e reduzir a dependência do Brasil de importações de aeronaves e tecnologias estrangeiras.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) desempenhou um papel fundamental na formação da base técnica da Embraer, incluindo a formação de Ozires Silva, engenheiro aeronáutico que foi um dos pioneiros da indústria aeronáutica brasileira. Sob sua liderança, a Embraer iniciou a produção de aeronaves militares, incluindo o Bandeirante, o primeiro avião fabricado pela empresa.

Apresentação do Bandeirante ao público e às autoridades. (Embraer, 1969).

Ao longo dos anos, a Embraer expandiu sua produção para incluir aeronaves civis e comerciais, destacando-se no mercado global de aviação. Desde então, a empresa se consolidou como um dos principais produtores de aeronaves, sendo atualmente a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo.

 A história do Seguro Aeronáutico no Brasil

 O seguro aeronáutico no Brasil possui uma trajetória que acompanha o desenvolvimento da aviação no país. Nos primeiros anos da aviação comercial, a cobertura de seguros era limitada, refletindo a fase inicial da indústria aérea nacional.

Até o início da década de 1940, a comercialização desse tipo de cobertura estava sob responsabilidade de seguradoras internacionais. Foi apenas em janeiro de 1944, com a entrada do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) neste segmento, que foi assegurada às companhias brasileiras uma entrada segura neste novo nicho de mercado.

Com a fundação da Comissão de Seguros Aeronáuticos, que reunia todas as seguradoras atuantes no setor, foi possível estabelecer uma definição para este tipo de seguro, além de desenvolver uma apólice que especificava as coberturas disponíveis naquela época.

O IRB enviou algumas propostas à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e, em 5 de maio de 1971, as Normas de Seguros Aeronáuticos foram aprovadas por meio da Circular SUSEP n°19. Devido à sua relevância, a Circular SUSEP nº19 foi debatida em diversos estados do país, inclusive no auditório da antiga Fenaseg, em setembro de 1971, conforme exposto na edição de dezembro daquele mesmo ano da Revista de Seguros.

Atualmente, o Seguro Aeronáutico no Brasil é regulamentado pela SUSEP e está integrado ao contexto global, seguindo as melhores práticas internacionais e acompanhando continuamente as demandas do setor aéreo.

Essas duas histórias, da Embraer e do Seguro Aeronáutico, refletem o crescimento e a maturidade da indústria aeronáutica no Brasil, assinalando a importância da inovação, da regulação adequada e da capacidade de adaptação às constantes mudanças do mercado.

Publicado em 20/08/2024.

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