Atenta às profundas e rápidas transformações do mundo contemporâneo, a Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg tem se destacado no desenvolvimento de ações e campanhas voltadas à cultura da inovação e à promoção do conhecimento sobre o setor que representa, especialmente nas últimas três décadas. Lançado em 2016, o Programa de Educação em Seguros expressa um dos mais importantes legados dessa atuação, por meio de uma rede de ações compartilhada com os diferentes públicos de relacionamento. A Radio CNseg, o “Canal Seguro” no YouTube, as ações nas mídias sociais e as publicações técnicas especiais exemplificam a importância e o alcance desse programa pioneiro.
Tudo começou há 30 anos, quando a CNseg concebeu e implementou ampla campanha em prol da entrada do setor na era digital. Em 1990, quando os computadores pouco a pouco ganhavam popularidade no País, com softwares cada vez mais eficientes, a instituição promoveu, entre os dias 28 e 30 de novembro, o 1º Simpósio Internacional de Automação de Seguros – SIAS. O evento foi anunciado com grande euforia pelo Jornal do Brasil: “A IBM mostrará programas de inteligência artificial, a Unisys trará o processador de imagens, e a Wang […] apresentará o correio eletrônico”, uma novidade que prometia revolucionar a comunicação da época (AUTOMAÇÃO…,1990).
E também foi destaque na Revista de Seguros, que trouxe um alerta para empresários, industriais, investidores e empreendedores de todo o Brasil:
A informática tornou-se uma arma poderosa no mundo moderno e ignorá-la pode significar estagnação, falta de perspectiva e de desenvolvimento […] Para acompanhar a evolução do seguro e sintonizar seus canais no ritmo de crescimento acelerado, é imperativo que a indústria e o segmento de prestação de serviços informatizem suas estruturas. Senão, correm o risco de ficar para trás na corrida da modernização (REVISTA DE SEGUROS…1990).
Já a edição do Simpósio no primeiro trimestre do ano 2000 enfatizou a previsão do que de fato se cumpriu no novo milênio: “Quem não se valer da internet de alguma forma vai perder o bonde da história” (REVISTA DE SEGUROS…2000).
Poucos anos depois, em 2006, a CNseg lançou o evento que se tornou referência para executivos e especialistas das áreas de TI, Negócios, Produtos e Serviços das companhias de seguros, quando o assunto é inovação e avanços tecnológicos no setor – o Insurance Service Meeting. A 13º edição, em 2019, reuniu 400 participantes, em São Paulo, e trouxe temas como criatividade e inovação na era digital.
Na trilha da inovação, a CNseg também fomentou o desenvolvimento de estudos e projetos sobre seguros por meio da criação, em 2011, do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros. Ao longo dos 10 últimos anos, essa importante iniciativa já reuniu 695 projetos que contribuíram para promover a melhoria do atendimento ao cliente e gerar maior eficiência à cadeia produtiva do mercado segurador.
É nessa trajetória de realizações que o Programa de Educação em Seguros encontra seus alicerces para continuar contribuindo com o aperfeiçoamento do setor e reforçar ainda mais a relação entre o mercado segurador e a população, especialmente diante dos novos desafios que se configuram para as próximas décadas. O livreto “Gestão da Inovação e Inovação Estratégica”, o mais recente lançamento do Programa, representa um importante exemplo dessa marcha histórica acelerada rumo à consolidação da cultura de inovação.