Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

10 anos da criação do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga  

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Há 10 anos foi lançada oficialmente a 1ª edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, uma iniciativa da CNseg que visa estimular o desenvolvimento de estudos e projetos sobre seguros. A premiação foi celebrada em Brasília, durante a 5ª Conseguro, entre os dias 8 e 9 de junho de 2011. Era o início de uma nova década. No plano econômico o PIB cresceu 2,7%, totalizando R$ 4,143 trilhões, segundo dados divulgados pelo IBGE. O Brasil também registrou ampliação do consumo, decorrente do aumento populacional e da massa real dos salários, e alcançou a sexta posição entre os países mais poderosos do mundo, superando o Reino Unido.   O Prêmio é uma grande homenagem a Antonio Carlos de Almeida Braga, ícone de empreendedorismo e inovação, que dá nome à iniciativa da CNseg.

O ano de 2011 entrou para a história do mercado segurador brasileiro como o ano da superação, mesmo em condições macroeconômicas desfavoráveis, com a crise na Europa e EUA. Foi nesse contexto que o setor de seguros se expandiu e se voltou para a pauta de inovação, em benefício do segurado e do consumidor.

A 1ª edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga recebeu 38 trabalhos e premiou, em 1º lugar, o case “Sistema SulAmérica de Validação prévia de procedimentos e materiais especiais”, de Roberta Ruiz Navarro e Raphael Shoji Hinata Watanabe; em 2º lugar, o  case “Tornando o Turismo do Brasil Mais Seguro”, de Waldir de Menezes Junior e Mario Montenegro Gasparini, da corretora Interface Seguros; e em 3º lugar houve empate técnico e foram premiados dois trabalhos: “Traduzindo o Segurês”, de Paulo Eduardo Fernandes Rossi, do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, e “Serviço de Atendimento ao Cliente nas Mídias Sociais”, de Alessandro Ramos Rebello, da Bradesco Seguros.   A partir da 2ª edição foram criadas três categorias: Comunicação; Produtos e Serviços; e Processos, que em 2017 passou a se chamar Processos e Tecnologia.

Nascido em São Paulo, em 02 de julho de 1926, Braguinha é filho de Lúcia Quirino dos Santos Pereira Bueno de Almeida Braga com Antonio de Almeida Braga, engenheiro português que desembarcou no Brasil em 1913, e anos mais tarde fundou a Atlântica Seguros.

Braguinha ingressou com grande ímpeto e paixão no mercado de seguros ainda muito jovem, com cerca de 16 anos e, em 1971, promoveu a fusão da Atlântica com a Boavista de Seguros, formando um dos maiores complexos de seguros da América Latina. Em 1983, a Atlântica-Boavista passou a se chamar Bradesco Seguros, fruto da fusão com o maior banco do Brasil. Tendo Braguinha à frente do seu Conselho de Administração, o Grupo Bradesco se tornou o maior grupo privado nacional, em 1984.

O seu brilhantismo é uma fonte inesgotável de inspiração para o setor. Na última edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga, em 2019, a CNseg reuniu os depoimentos de Kati Almeida Braga, filha do Braguinha, Jorge Hilário Gouvêa Vieira, presidente da CNseg no período de 2010 a 2013, e do atual presidente da CNseg, Marcio Coriolano, que afirma que o mercado segurador brasileiro é herdeiro da visão de futuro do Braga, e conclui:  “O Prêmio é uma justa homenagem a esse grande brasileiro que impulsionou o mercado de seguros e conseguiu trazê-lo aonde está hoje. A ele, ao Braguinha, o nosso grande afeto”.

Em 2021, a 10ª edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga marcará o início de uma nova década, com o saldo de 695 projetos “que contribuíram para estimular o trabalho em equipe, promover a melhoria do atendimento ao cliente, gerar maior eficiência aos negócios de seguradoras, corretoras, prestadores de serviços e toda a cadeia produtiva do mercado segurado”, afirma a CNseg.

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre esse grande brasileiro.

https://cnseg.org.br/noticias/conheca-antonio-carlos-de-almeida-braga-que-da-nome-ao-premio-de-inovacao-da-cnseg.html

Revista de Seguros. ano 88 nº879 outubro/ novembro/ dezembro de 2011.
Revista de Seguros – Ano 88 nº 883 outubro/ novembro/ dezembro de 2012

 

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