Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

10 anos das Federações

Categoria:

Em 2007, foram lançadas as bases de um novo modelo de representação institucional do mercado segurador, formado pela Federação Nacional de Capitalização (FenaCap), Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) e Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). Este modelo veio a consolidar-se em 2008, com a criação da Confederação Nacional de Seguros (CNseg).

As quatro Federações foram incumbidas da representação política e técnica do mercado, nos temas específicos dos ramos que representam, buscando o fortalecimento dos segmentos econômicos por elas representados e de suas relações com a sociedade, de forma a contribuir para o desenvolvimento econômico e social do País.
A FenaCap teve como atribuição representar as empresas que trabalham com planos de capitalização, a FenaPrevi reuniu as seguradoras que operam no segmento de pessoas. A FenaSaúde coligou seguradoras especializadas em saúde e as demais operadoras de planos privados de assistência à saúde e a FenSeg congregou empresas que atuam no segmento de danos.

Na presidência das Federações, foram empossadas grandes personalidades do mercado: José Ismar Alves Tôrres assumiu a FenaCap, Antonio Cássio dos Santos, a FenaPrevi, Luiz Trabuco Cappi, a FenaSaúde e Jayme Brasil Garfinkel, a FenSeg. A eleição das diretorias e conselhos fiscais das Federações ocorreu em 7 de fevereiro de 2007, durante a Assembleia de Fundação das Federações, no Centro Empresarial do Edifício das Seguradoras, no Rio de Janeiro, e a instalação das Federações aconteceu um mês depois, 7 de março, dia em que os presidentes das entidades fizeram a primeira reunião de trabalho com seus diretores, com o objetivo de traçar as primeiras diretrizes de atuação.
Fonte: Revista de Seguros, janeiro-março de 2007, páginas 8 a 14.

Compartilhe nas redes sociais

Outros destaques