Muitos podiam até achar que era loucura, mas verdade é que a SulAmérica foi fundada na Rua do Hospício, hoje conhecida como Rua Buenos Aires, em uma época em que o Rio de Janeiro era conhecido como a “capital das epidemias”.
Joaquín Sanchez de Larragoiti, ex-executivo da New York Life Insurance Company, fundou a seguradora em 5 de dezembro de 1895, em um Rio Janeiro marcado por muitas contradições. A cidade era destacada nas principais manchetes como centro econômico e político do País, e como palco da febre amarela, varíola e peste bubônica.
A SulAmérica resistiu aos tempos adversos “Firme como o Pão de Açúcar” – tema de uma das suas campanhas publicitárias mais emblemáticas. Na década de 1930, a companhia promoveu uma grande campanha higiênica, por meio da distribuição gratuita de folhetos informativos, voltados para a conscientização da população brasileira acerca da importância da prevenção de doenças – Coqueluche, Febre Amarela, Febre Tifóide, Tuberculose, Resfriados, Varíola, entre outros.
A iniciativa teve grande visibilidade no Brasil e no Exterior e foi alvo de extensos elogios do Dr. Neustater, fundador do Instituto Central de Proteção Sanitária dos Segurados, em Berlim, do Dr. Charles W. Wagley, chefe da comissão do governo norte-americano no Serviço Especial de Saúde Pública, e também da Sociedade de Assistência aos Lázaros e Defesa contra a Lepra, que reiterou os elogios afirmando que “pela primeira vez no Brasil aparecem de mãos dadas uma instituição social e uma companhia de seguros, irmanadas no objetivo comum de bem estar e saúde” (Jornal Última Hora, 18 de julho de 1951).