Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

125 anos da SulAmérica

Muitos podiam até achar que era loucura, mas verdade é que a SulAmérica foi fundada na Rua do Hospício, hoje conhecida como Rua Buenos Aires, em uma época em que o Rio de Janeiro era conhecido como a “capital das epidemias”.

Joaquín Sanchez de Larragoiti, ex-executivo da New York Life Insurance Company, fundou a seguradora em 5 de dezembro de 1895, em um Rio Janeiro marcado por muitas contradições. A cidade era destacada nas principais manchetes como centro econômico e político do País, e como palco da febre amarela, varíola e peste bubônica.

A SulAmérica resistiu aos tempos adversos “Firme como o Pão de Açúcar” – tema de uma das suas campanhas publicitárias mais emblemáticas. Na década de 1930, a companhia promoveu uma grande campanha higiênica, por meio da distribuição gratuita de folhetos informativos, voltados para a conscientização da população brasileira acerca da importância da prevenção de doenças – Coqueluche, Febre Amarela, Febre Tifóide, Tuberculose, Resfriados, Varíola, entre outros.

A iniciativa teve grande visibilidade no Brasil e no Exterior e foi alvo de extensos elogios do Dr. Neustater, fundador do Instituto Central de Proteção Sanitária dos Segurados, em Berlim, do Dr. Charles W. Wagley, chefe da comissão do governo norte-americano no Serviço Especial de Saúde Pública, e também da Sociedade de Assistência aos Lázaros e Defesa contra a Lepra, que reiterou os elogios afirmando que “pela primeira vez no Brasil aparecem de mãos dadas uma instituição social e uma companhia de seguros, irmanadas no objetivo comum de bem estar e saúde” (Jornal Última Hora, 18 de julho de 1951).

 

Folheto Doenças do Coração
Folheto Doenças do Coração

 

Folheto Esperando o bebê
Folheto Esperando o bebê

 

Folheto Febre Amarela
Folheto Febre Amarela

 

Folheto Malária
Folheto Malária

 

Folheto Obesidade
Folheto Obesidade

 

Folheto Resfriados
Folheto Resfriados

 

Folheto Tratamento Precoce do Câncer
Folheto Tratamento Precoce do Câncer

Compartilhe nas redes sociais

Outros destaques