Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

14 de maio – Dia Continental do Seguro

A data foi instituída pela II Conferência Hemisférica de Seguros, realizada no México, em 1948, mas o seu surgimento ocorreu dois anos antes, durante a I Conferência, por sugestão da delegação chilena. Sua criação teve como objetivo primordial a propaganda neutra e coletiva do seguro, com o fim de ampliar o conhecimento da população acerca da finalidade do seguro e das coberturas que ele oferece.

O Dia Continental do Seguro nasceu para ressaltar a importância social e econômica da atividade e estimular a aproximação entre os profissionais de seguro das Américas, passando a ser tradicionalmente comemorado, também, no Brasil por meio da reunião de seguradores, em diferentes Estados, sob o patrocínio de instituições representativas do setor.

Em sua décima celebração, em 1958, foram entregues os primeiros diplomas de técnico em seguros, expedidos pela Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização – Fenaseg. Na época, as possibilidades de graduação oficial ainda eram insuficientes para fornecer o contingente anual de especialistas que o mercado necessitava, o que levou a Federação a criar o atestado de capacidade profissional com a finalidade de reconhecer àqueles que, por meio do autodidatismo, preencheram lacunas oriundas da falta de estabelecimentos de ensino organizado e alcançaram méritos profissionais, sob tão difíceis condições.

Fontes:

Compartilhe nas redes sociais

Outros destaques