No dia 21 de setembro de 1970, no auditório da sede do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), no Rio de Janeiro, foi instalada a Comissão Organizadora da Escola Nacional de Seguros (Coenseg). Esta comissão tinha por objetivo definir as características e metas da futura Escola Nacional de Seguros (ENSEG), estabelecer sua personalidade e elaborar seus estatutos, com a missão de se tornar um centro de ensino e de extensão universitária.
Nove meses depois, em 9 de julho de 1971, foi fundada a Fundação Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG), uma instituição dedicada à formação de profissionais para companhias de seguros e corretores. A inauguração foi realizada pelo então Ministro da Indústria e do Comércio, Marcus Vinicius Pratini de Moraes.
Projetada para ser um centro de referência na formação de especialistas em seguros, a Escola Nacional de Seguros foi criada com o fim de estruturar uma política nacional de ensino, conforme destacou a edição de 30 de junho de 1972 do Jornal do Brasil, onde encontra-se o trecho destacado abaixo.
Na década de 1980, ao completar 10 anos, a Funenseg lançou a coleção Cadernos de Seguro e celebrou a marca de 7 mil profissionais treinados em 140 cursos ministrados. Além disso, a Escola Nacional de Seguros expandiu suas atividades, levando os Cursos de Corretores de Seguros para as cidades de Juiz de Fora (MG) e Campinas (SP). Implementou também o Ensino à Distância, alcançando mais de 2 mil alunos.
Quase no final da década de 1990, a ENS lançou sua primeira grande campanha institucional, intitulada “Seguro é mais vida, Seguro é proteção, e Seguro só com o Corretor de Seguros”. A campanha incluiu merchandising na novela “Torre de Babel”, anúncios exibidos pela Rede Globo nos intervalos do Fantástico, além de inserções em jornais, revistas e outdoors.
Foi somente em 2005 que a instituição foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como Instituição de Ensino Superior (IES). Em 2019, a instituição passou a se chamar Escola de Negócios e Seguros, conforme anunciado durante o 21º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguro.
A importância da ENS para o mercado segurador é notória, desempenhando um papel crucial na formação e capacitação de profissionais altamente qualificados. Ao longo dos anos, a ENS tem sido um pilar de excelência, inovação e desenvolvimento, contribuindo significativamente para o avanço do setor de seguros no Brasil.
Parabéns à ENS por mais um ano de sucesso. Que venham muitos mais anos de realizações e avanços!
Publicado em 09/07/2024.