Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

40 anos do seguro de Itaipu

As negociações entre o Brasil e o Paraguai para a construção da usina tiveram início na década de 1960. Em 26 de abril de 1973, os governos brasileiro e paraguaio firmaram o Tratado de Itaipu, com o fim de promover o aproveitamento dos recursos hídricos do Rio Paraná. Em 15 de maio de 1974, foi criada a empresa Itaipu Binacional, responsável pela construção e gerenciamento da hidrelétrica. No mesmo ano, as primeiras máquinas chegaram ao canteiro de obras.

A primeira apólice de seguro contratada para o empreendimento foi de garantia de entrega da obra nos prazos e condições acordadas, foi assinada com a Bamerindus Companhia de Seguros, em 18 de outubro de 1978, entrando em vigor no dia 20, mesmo dia em que se deu o desvio das águas do Rio Paraná para um canal de 2 mil metros de extensão, 150 metros de largura e 90 metros de profundidade. Essa grande estrutura demandou três anos de intenso trabalho. As escavações totalizaram cerca de 18 milhões de metros cúbicos em rocha, um marco na história da engenharia civil brasileira. O evento contou com a presença dos presidentes do Brasil, o Ernesto Geisel, e do Paraguai, Alfredo Stroessner.

No mês de dezembro, uma nova apólice foi contratada com o pool de seguradoras lideradas pela companhia Aliança da Bahia. O contrato estabeleceu coberturas de até 30 milhões de dólares para riscos de engenharia, incluindo incêndio, instalação e montagem de equipamentos e explosões; de até 3 milhões de dólares para o transporte de materiais e equipamentos; de até 5 milhões de dólares para responsabilidade civil sobre danos corporais; e de até 500 mil dólares por danos materiais causados a terceiros.

De acordo com a matéria O seguro de Itaipu, publicada na Revista de Seguros em dezembro de 1978, “a apólice foi montada com observância da melhor técnica e de acordo com os princípios mais modernos e atualizados dos seguros de construção de hidrelétricas”. A responsabilidade foi dividida em partes iguais entre as seguradoras brasileiras e paraguaias. Além de responder por 50% da apólice all risk, o mercado segurador brasileiro também forneceu 50% do resseguro da parte que coube ao mercado paraguaio.

A hidrelétrica começou a gerar energia em maio de 1984. Segundo a administração da Binacional, embora a usina de Três Gargantas, da China, seja maior em infraestrutura, a Itaipu segue batendo recordes e mantém o título de maior usina de hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável. Com 14 mil MW de potência instalada, ela é responsável pelo fornecimento de cerca de 15% da energia consumida no Brasil e por 86% do consumo paraguaio.

Compartilhe nas redes sociais

Outros destaques