Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

459 anos: O Rio de Janeiro em festa

Categoria:

Durante uma expedição, em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, entre o morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar. A escolha do nome foi uma homenagem ao rei menino de Portugal, e associada a essa decisão, São Sebastião foi eleito como padroeiro da cidade, cuja celebração ocorre em 20 de janeiro. A fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro representa não apenas um marco histórico, mas também o início de uma rica trajetória cultural, social e econômica que moldaria o destino desta cidade ao longo dos séculos.

Fonte: Unsplash. Vista aérea da Baía de Guanabara. 2019.

O Rio de Janeiro desempenhou papel de destaque ao longo dos diferentes períodos históricos. Sede da colônia a partir do século XVIII, o Rio manteve papel central na administração e no comércio durante o período imperial e republicano, seguindo como capital federal até a transferência desta para Brasília, em 1960. Foi palco de importantes eventos históricos, sustentando ainda hoje a sua relevância como centro político, econômico e cultural. Essa trajetória reflete sua influência duradoura no desenvolvimento brasileiro.

Conhecida como a ‘cidade maravilhosa’, o Rio de Janeiro destaca-se como a segunda maior economia do país, desempenhando uma contribuição significativa para o PIB nacional. A cidade abriga uma diversificada gama de setores econômicos, com destaque para o setor de serviços, que abriga parte dos 14.462 corretores de seguros do estado registrados na Susep, conforme informações do portal da Superintendência.

O mercado segurador na cidade

A primeira companhia de seguros fundada no Rio de Janeiro em 1855 recebeu o nome de Companhia Tranquillidade [sic], tornando-se a primeira seguradora brasileira autorizada a operar na modalidade de seguro de vida. A pioneira abriu oportunidades para o surgimento de novas empresas do ramo, como a SulAmérica, fundada em 1895, o que possibilitou a ampliação das coberturas para além do seguro de vida.

Na edição de outubro de 1920 da Revista de Seguros, destaca-se o fragmento do decreto que requisitou a instalação das sedes de todas as seguradoras no Rio de Janeiro. Esse acontecimento enfatiza a importância econômica expressiva que o Rio de Janeiro desempenhava para o Brasil e, especialmente, para o mercado segurador.

“Paragrapho unico. Na mesma petição deverão as referidas companhias assumir a obrigação de manter na cidade do Rio de Janeiro sua agencia principal, com plenos poderes para resolver todas as questões que se suscitarem, quer com os particulares, quer com o Governo.”

Fonte: Revista de Seguros. Outubro, 1920.

O desenvolvimento do mercado segurador no Rio de Janeiro se caracteriza por inovações, superação de desafios e um compromisso constante em atender às necessidades sempre em evolução da população e dos negócios. Ao estabelecer o Rio de Janeiro como sua base, a CNseg fortalece a presença do setor na região. Em cada etapa dessa trajetória, evidencia-se a habilidade do mercado segurador carioca em se adaptar e prosperar.

O CEDOM parabeniza o Rio de Janeiro pelos seus 459 anos!

 

Publicado em 01.03.2024

Compartilhe nas redes sociais

Outros destaques