Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

7 de abril: Dia Mundial da Saúde

Categoria:

O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, é uma data importante, não apenas por propor uma reflexão sobre questões de saúde, mas também por marcar o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 1948, logo após a Segunda Guerra Mundial, e a fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), instituição da qual a OMS faz parte.

Em 2023, no ano em que completou 75 anos, a OMS lançou o relatório final do Conselho de Economia da Saúde para Todos da OMS, intitulado “Saúde para Todos: transformando economias para fornecer o que importa”. O documento propõe uma mudança de direção para realinhar as economias em prol do que é prioritário: a saúde para todos. A nova perspectiva se baseia em quatro eixos:

  1. Valorização da saúde para todos;
  2. Financiamento da saúde para todos;
  3. Inovação para a saúde para todos;
  4. Fortalecimento da capacidade do setor público em prol da saúde para todos.

 

“Minha saúde, meu direito”

Anualmente, as campanhas de conscientização são renovadas e os temas refletem alguns dos principais problemas relacionados à saúde que afetam a população mundial. Este ano, o tema escolhido é “Minha saúde, meu direito”, com o intuito de ressaltar o direito de todos os indivíduos a um acesso justo e universal aos serviços de saúde de qualidade.

Fonte: Foto oficial da campanha. (OMS)

O planeta enfrenta uma epidemia de conflitos armados, que, somada à violência urbana rotineira, tornou 2023 o ano com maior disseminação de violência desde o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Além disso, a queima de combustíveis fósseis está agravando a crise climática, enquanto relatórios da OMS indicam que 90% da população mundial está exposta à poluição do ar, o que resulta em 7 milhões de mortes prematuras anualmente.

Em um mundo onde o direito à saúde de milhões de pessoas está constantemente ameaçado, todos os dias são uma oportunidade para destacar a importância da saúde.

O compromisso da FenaSaúde na promoção da Saúde Suplementar

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), fundada em 7 de fevereiro de 2007, tem sua atuação sustentada por três pilares principais: a promoção da estabilidade regulatória, o estímulo ao diálogo para encontrar soluções práticas que atendam aos interesses comuns e a divulgação da importância do setor de saúde para a sociedade.

Em seus 17 anos de existência, a Federação tem se dedicado a defender os interesses do segmento, combatendo fraudes e empreendendo esforços para expandir o acesso à saúde, e vem se destacando pela produção contínua de publicações informativas e relevantes sobre questões relacionadas à saúde suplementar.

Dentre uma série de títulos publicados pela Federação, entre os quais o livreto “Saúde Suplementar: Aspectos Regulatórios” (2011) e o guia “Por dentro da Saúde Suplementar: Guia Prático para Corretores” (2011), a “Cartilha de Hábitos Saudáveis” (2011) merece destaque por evidenciar que a saúde vai além do aspecto físico. Ela enfatiza a importância de estar bem consigo mesmo, mantendo a mente sã e uma alimentação equilibrada.

A parceria entre a sociedade e entidades como a FenaSaúde e o mercado segurador desempenha um papel importante na garantia de que os serviços de saúde sejam acessíveis e eficazes para todas as pessoas, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica. É fundamental avançar com a certeza de que cada passo dado nos leva em direção a um mundo onde o bem-estar e a qualidade de vida sejam uma realidade compartilhada por todos.

 

Publicado em 09.04.2024

Compartilhe nas redes sociais

Outros destaques