Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

73 anos de transformação e impacto no Mercado de Seguros

Categoria:

Em 25 de junho de 1951, reunidos em assembleia no 13º andar do Edifício das Seguradoras, delegados de cinco sindicatos de empresas de Seguros e de Capitalização aprovaram os estatutos de uma entidade sindical de nível superior: a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização, inicialmente chamada de FNESPC. Essa sigla, de pronúncia quase impossível devido à escassez de vogais, logo foi substituída pela mais conhecida Fenaseg.

Fonte: Revista de Seguros, abr.maio.jun de 2001.

No entanto, esse processo levou mais tempo para se consolidar. Segundo as leis de associação sindical brasileiras, eram necessários seis sindicatos para que fosse possível formar uma federação. Foi somente durante o mês de novembro de 1953 que a Fenaseg reuniu o número de sindicatos necessário para atingir a quantidade mínima requerida pela legislação vigente, possibilitando o reconhecimento oficial pelo Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

Fonte: Carta que aprova os estatutos da Fenaseg. (CEDOM).

Em 2007, com a criação de quatro Federações Setoriais (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap), iniciou-se um processo de desconcentração da gestão dos diversos segmentos representados. Esse processo culminou na formação da CNseg – a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização – uma associação civil com atuação nacional, em 7 de agosto de 2008. A mudança no modelo de representação institucional marcou uma grande conquista de autonomia representativa para um setor com características tão exclusivas e únicas como o segurador.

Ao longo de sua trajetória, a CNseg tem desempenhado um papel fundamental na promoção da cultura do seguro, na defesa dos interesses das seguradoras e na criação de um ambiente regulatório mais estável e eficiente. Além disso, atua, estrategicamente, na interlocução com o governo e outras entidades reguladoras, participando de maneira ativa na formulação de políticas públicas que beneficiem o setor e os consumidores. Como frisou o atual presidente, Dyogo Oliveira: “A nossa grande meta é democratizar cada vez mais o seguro, e temos dado passos importantes nessa direção” (Revista Apólice, 23 de junho de 2023).

O aniversário da CNseg é uma oportunidade para celebrar este histórico de conquistas e reafirmar seu compromisso com o avanço do mercado segurador. É um momento para reconhecer a dedicação e o esforço de todos os profissionais que, ao longo dos anos, têm contribuído para o seu fortalecimento e para a consolidação do seguro como um instrumento essencial de proteção e segurança para a população.

Parabéns à CNseg por mais um ano de realizações e que venham muitos outros de prosperidade e avanços para o setor segurador brasileiro!

Publicado em 25/06/2024.

Compartilhe nas redes sociais

Outros destaques