O Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador – CEDOM disponibilizou de forma digital todos os textos produzidos por Luiz Mendonça e acumulados pelo órgão. São mais de 3 mil artigos escritos entre 1957 e 2001 que abordam temas que ainda hoje expressam a importância e contemporaneidade de sua produção.
Nascido em Recife (PE), em 1923, Luiz Furtado de Mendonça exerceu diversas funções relacionadas à atividade seguradora. Em razão de sua destacada atuação e produção intelectual, tornou-se referência para a área. Fruto da relevância alcançada, em 1998, ainda em vida, deu nome à biblioteca da então Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e Capitalização – Fenaseg, que a partir de 2020 integra a Biblioteca Ivan Dantas, da Escola de Negócios e Seguros – ENS.
Luiz Mendonça ingressou no mercado segurador em 1939, iniciando os trabalhos na Seguradora Indústria e Comércio, em Recife. Mais tarde, em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, assumindo a assessoria técnica do Sindicato das Empresas de Seguros do Rio de Janeiro. Com a fundação da Fenaseg, atuou como consultor desde 1956 e integrou a Diretoria da Revista de Seguros, onde também foi colaborador, redator chefe, e diretor executivo. Trabalhou ainda no Instituto de Resseguros do Brasil (IRB).
Ao longo de sua carreira, produziu inúmeros artigos com temáticas que esboçam os principais assuntos e tendências de debate no mercado de seguros. Durante esse tempo, Luiz Mendonça escreveu para periódicos de grande circulação, como Jornal do Commercio, Diário de Notícias, O Jornal e O Globo. No setor segurador, publicou em impressos como Fax Seguros, Revista Assoseg, Revista de Seguros, Cadernos de Seguros, dentre outras.
Para consultar os artigos produzidos por Luiz Mendonça, clique aqui.
Publicado em 21.02.2024