O Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trânsito é comemorado anualmente no terceiro domingo de novembro. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1995, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o impacto devastador dos acidentes de trânsito e homenagear as vítimas e suas famílias.
Na década de 1980, durante o boom da produção automobilística, Luiz Mendonça escreveu um artigo para a “Brasil Companhia de Seguros Gerais”, no qual analisava a expansão da circulação de veículos e o correspondente aumento no índice de acidentes de trânsito.
Os acidentes de trânsito continuam sendo uma questão e uma das principais causas de morte em todo o mundo. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito anualmente e entre 20 e 50 milhões de pessoas sofrem lesões não fatais.
A proposta de um dia dedicado à memória das vítimas surgiu de iniciativas de grupos de defesa da segurança no trânsito e organizações não governamentais. Anualmente, o Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trânsito é comemorado com eventos, campanhas e ações em várias partes do mundo, visando conscientizar a sociedade sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e promover uma cultura de segurança.
O Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trânsito é uma data significativa para refletir sobre os desafios da segurança nas estradas e reafirmar o compromisso de todos na construção de um trânsito mais seguro.
Publicado em 19/11/2024