No dia 23 de junho comemora-se o Dia Mundial do Desporto Olímpico, também conhecido como Dia Olímpico e Dia do Atleta Olímpico. Esta data foi escolhida em homenagem à fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894, iniciativa do barão Pierre de Coubertin, que buscava reviver o espírito das antigas competições gregas e promover a paz e a amizade entre as nações através do esporte. O objetivo da data é incentivar a prática de atividades físicas, promover um estilo de vida saudável e disseminar os princípios do olimpismo, que incluem respeito, excelência e amizade.
A história dos Jogos Olímpicos
As Olimpíadas têm suas origens na Grécia Antiga, em Olímpia, onde, a partir de 776 a.C., iniciou-se a realização de jogos em homenagem a Zeus. Essas atividades, que incluíam várias modalidades atléticas, duraram até 393 d.C. A tradição olímpica foi revivida em 1896 pelo barão Pierre de Coubertin, o mesmo que apoiou a criação do Dia Mundial do Desporto Olímpico, com os primeiros Jogos Olímpicos modernos realizados em Atenas, Grécia. Desde então, os Jogos Olímpicos se tornaram o maior evento esportivo mundial, realizado a cada quatro anos, reunindo milhares de atletas de quase todos os países do mundo.
O início da discussão sobre o Seguro Atlet
Foi Ângelo Mario Cerne, presidente da Fenaseg na década de 1960, quem deu início à discussão sobre o Seguro Atleta ao escrever um artigo para a Revista de Seguros de dezembro de 1954, onde alertava: “(…) os esportistas, mais que qualquer pessoa, estão sujeitos ao risco de acidente pessoal e até de morte prematura. Logo, deveriam procurar ter seguros contra estes riscos.”
Entretanto, a obrigatoriedade do seguro para atletas no Brasil só foi estabelecida muitos anos depois. A Lei Pelé (Lei n° 9.615), que definiu normas para os esportes em 1998, foi atualizada em 2011 pela Lei nº 12.395, incorporando o seguro de vida e de acidentes pessoais para os atletas como obrigatório e tornando-o uma responsabilidade do contratante.
CNseg patrocina atletas em campanha
A conexão entre o esporte e o setor de seguros não é recente, mas ainda há margem para fortalecer e consolidar essa relação. Com isso em mente, e alinhado aos objetivos do PDMS de democratizar as informações sobre Seguros, Previdência Privada, Saúde e Capitalização para todos os brasileiros, a CNseg iniciou, a partir de setembro de 2023, um programa de patrocínio a atletas de diversas modalidades esportivas, visando promover uma maior integração dos seguros nesse segmento.
Sob o lema “Seguros pra tudo e para todos. Apoiando o esporte, transformando vidas”, a CNseg selecionou os atletas Beatriz Ferreira, do boxe; Daniel Cargnin, do judô; e Darlan Romani, do atletismo (arremesso de peso), para representarem o #TimeSeguro na campanha até o término das Olimpíadas de Paris 2024.
Essa iniciativa visa não só promover a popularização dos seguros destinados aos atletas, mas também introduzir o tema a novos públicos, respeitando a diversidade presente no mundo esportivo.
Publicado em 20/06/2024