Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

Folia com segurança

Durante o Carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou 1.696 acidentes, em 2017, contra 1.791, em 2016. Em contrapartida, o número de óbitos subiu de 113 para 140 – um crescimento de 23,9%.  Segundo dados divulgados pela PRF, as principais causas dos acidentes com mortes foram a falta de atenção, o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante.

Com relação aos anos anteriores, os resultados também não são animadores. O estudo divulgado pela Seguradora Líder DPVAT, em 2016, revela que, entre 2010 e 2015, durante o feriado de Carnaval, houve um crescimento significativo das ocorrências de acidentes, cujas indenizações foram solicitadas à seguradora, principalmente por acidentes envolvendo motocicletas, que neste período cresceram 108% .

Preocupado com o maior patrimônio da população brasileira, a vida, o mercado segurador tem desenvolvido iniciativas voltadas para conscientização de condutores e pedestres. E, com o fim de potencializar o alcance dessas ações, todo ano o Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador divulgará uma dessas inciativas.

Neste ano destacam-se as campanhas educativas do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização dos Estados de Minas Gerais, de Goiás, do Mato Grosso e do Distrito Federal – Sindseg MG/GO/MT/DF.

Entre 24 e 28 de fevereiro de 2014, o Sindseg MG/GO/MT/DF promoveu a campanha Viajar Seguro, cuja primeira edição se deu em 12 de outubro de 2010. Com objetivo de conscientizar os motoristas, promotoras uniformizadas orientaram os condutores quanto à segurança nas rodovias.

Em fevereiro de 2015, a campanha foi abordada nas ruas através de duas peças de backbus, que circularam nas principais linhas do transporte público, em Belo Horizonte. Além disso, a campanha foi estendida para as mídias sociais, com o fim de trazer o tema segurança de forma mais leve. Foram criadas as hashtags #FoliaoPrevenido, #FoliaoFamilia e #MotoristaFoliao, além de ser utilizada a #ViajarSeguro para tudo referente à campanha. As publicações alcançaram mais de 10 mil pessoas. Em 2016, foi realizada uma ação idêntica a esta.

Em 2017, o Sindicato lançou nas redes sociais a campanha Curta a Folia com Segurança”. Além da veiculação de backbus e da divulgação de spot na rádio Itatiaia, líder de audiência em Belo Horizonte, foram distribuídos 15 mil leques aos foliões, contendo dicas de segurança. Para este ano, a previsão é de que a ação do ano passado se repita.

 

Publicado em 2018.

Compartilhe nas redes sociais

Outros destaques