Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

Incêndio da Fábrica de Biscoitos Marilú

Categoria:

A fábrica de biscoitos e massas das Indústrias Reunidas Marilú S. A., popularmente conhecida como Fábrica de Biscoitos Marilú, foi inaugurada em 1948 na Zona Portuária do Rio de Janeiro, e em setembro de 1968 sofreu um grave incêndio que foi considerado um dos maiores sinistros da história recente da cidade (REVISTA DO IRB, 1969, páginas 54 e 55).

O major José Pires Baldança, que comandou as operações de rescaldo, afirmou que o prédio era constantemente vistoriado pelo Quartel Central do Corpo de Bombeiros e apresentava um bom sistema de extintores, porém, os equipamentos não foram capazes de conter as chamas que se alastraram rapidamente. O fogo teve que ser apagado com água extraída diretamente da Baía de Guanabara. Em entrevista ao Jornal do Brasil o major alegou que “o incêndio foi um dos maiores dos últimos 20 anos no Rio” (JORNAL DO BRASIL, 1968, página 14).

O sinistro causou danos superiores a 10 milhões de cruzeiros novos, o equivalente a mais de 137 milhões de reais em valores atualizados, e se consagrou como o maior do ramo Incêndio, lugar que até então era ocupado pelo incêndio dos Armazéns Gerais Piratininga, ocorrido em São Paulo em 1947 (REVISTA DO IRB, 1969, p.54).

A indenização paga pela SulAmérica refletiu a robustez do mercado segurador brasileiro, que enfrentava uma fase de grande sinistralidade nas operações do ramo incêndio. Contudo, o seguro da Marilú estava desatualizado e a indenização cobriu somente parte dos prejuízos, o que reforça a importância de se manter o seguro sempre em dia (JORNAL DO BRASIL, 1968, página 14; JORNAL DO COMMERCIO, 1979, página 7).

Entre as décadas de 60 e 70, o mercado de seguros indenizou os incêndios da Drogasil (1969), da TV Globo (1969), da fábrica da Volkswagen (1970), do Edifício Joelma (1974), entre muitos outros. Em entrevista publicada pelo Jornal do Brasil o presidente do IRB, o Sr. Carlos Eduardo de Camargo Aranha, destacou o potencial econômico do mercado de seguros e afirmou que apesar do acúmulo de sinistros de grande porte simultâneos o ritmo dos trabalhos não seria afetado (JORNAL DO BRASIL, 1969, página 18). Para saber mais sobre este e outros marcos relevantes da história do seguro navegue pelo portal do CEDOM.

Incêndio Marilu
Fonte: Revista do IRB, Rio de Janeiro, páginas 54, junho de 1969. Acervo CEDOM

Lata de Biscoitos Marilú. Foto reprodução da internet.

Compartilhe nas redes sociais

Outros destaques