O Dia do Corretor de Seguros é comemorado anualmente em 12 de outubro. A data foi estabelecida no I Encontro Mundial dos Corretores de Seguros, ocorrido na Argentina em 1970. No entanto, as raízes dessa profissão no Brasil remontam ao século XIX.
Em 1850, o Código Comercial determinou que o corretor DE SEGUROS poderia atuar em todas as convenções, transações e operações comerciais, contanto que fosse do sexo masculino, maior de 25 anos, residente há mais de um ano no local de atuação e registrado no Tribunal do Comércio.
A profissão foi oficialmente regulamentada no Brasil mais de 100 anos depois, em 1964, com a promulgação da Lei 4.594, que reconheceu o corretor de seguros como o profissional autorizado a intermediar e promover contratos de seguros entre as seguradoras e os consumidores.
Em 5 de março de 1969, o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) lançou o Curso de Formação de Corretores de Seguros, com o objetivo de expandir, aprimorar e fomentar o desenvolvimento do mercado segurador nacional daquela época.
Segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o Brasil tem atualmente 136.349 corretores de seguros ativos, sendo 77.174 pessoas físicas e 59.175 empresas Corretoras de Seguros (dados atualizados no dia 08 de outubro de 2024). Esse número tem aumentado de forma consistente desde 2006. Entre 2019 e 2023, houve um crescimento de 27%, refletindo a ampliação do número de apólices durante o período pandêmico.
Contudo, o papel do corretor de seguros vai além da simples venda de apólices — ele deve entender as necessidades específicas de cada cliente, garantindo que estejam protegidos em diversas situações de risco.
O Dia do Corretor de Seguros celebra, portanto, não só a função, mas o impacto positivo que esses profissionais causam na vida de tantas pessoas, promovendo a tranquilidade e a segurança financeira em momentos de adversidade.
Publicado em 10.10.2024