Os efeitos da estiagem impuseram grandes desafios aos agricultores da região sul durante a pandemia. Para a superação desses obstáculos o agronegócio conta com o apoio do mercado segurador.
No primeiro trimestre deste ano, a Mapfre registrou o pagamento de 100% a mais em indenizações, em relação ao mesmo período do ano passado, minimizando assim as perdas dos produtores rurais. A seguradora também registrou o aumento de 13,5% nas vendas de seguros rurais.
A BB Seguros tem recorrido à uma série de ferramentas tecnológicas para monitorar as áreas de plantio, a fim de prestar assistência aos agricultores durante a pandemia e de estimular o cumprimento das recomendações de isolamento social, Em abril, o número de sinistros computados pela seguradora já passava de 7 mil, segundo dados divulgados pela Revista Apólice, em abril.
Essas iniciativas demonstram o compromisso da indústria de seguros com o agronegócio, que apesar das perdas sofridas vem obtendo sucessivas altas nas exportações.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA em 12 de agosto, as exportações do setor atingiram US$ 10 bilhões no mês de julho, alta de 11,7% em relação ao valor exportado em julho de 2019. Produtos como soja em grão, açúcar, celulose, algodão, carne suína e carne bovina responderam por mais da metade das exportações no último mês.
A contratação do seguro rural se dá por meio de contrato firmado entre a seguradora e o produtor rural, ficando o governo federal incumbido do pagamento de parte do prêmio, através do Programa de Subvenção do Prêmio do Seguro Rural – PSR.
Segundo Marcio Coriolano, presidente da Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg, o seguro rural é um dos mais importantes do País, pois dá cobertura a um setor muito dinâmico que cresce cada vez mais.
No último ano, as seguradoras efetuaram o pagamento de R$ 341 milhões em indenizações a fim de atenderem a 9 mil ocorrências decorrentes de seca, geada, granizo e chuva excessiva, segundo dados divulgados pelo MAPA em julho. A firme resposta do mercado segurador reflete a sua solidez e o seu papel na preservação da sustentabilidade do agronegócio brasileiro.
Saiba mais: