Inicialmente os anúncios possuíam textos pequenos, no formato de classificados. Eram puramente informativos e sem ilustrações. Somente no final do século surgiram os primeiros anúncios ilustrados, alguns chegando a ocupar uma página inteira.
No despontar do novo milênio a publicidade sofreu mudanças decorrentes do aprimoramento da técnica de fotogravura e do lançamento das revistas: Revista da Semana, O malho, A careta, Fon-fon, Vida Paulista, Arara e Cri-cri.
![](https://cedom.cnseg.org.br/wp-content/uploads/1800/01/1_Jornal-do-Comercio_1855-300x219.jpg)
![](https://cedom.cnseg.org.br/wp-content/uploads/1800/01/2_Almanach-da-Educadora-Companhia-Nacional-de-Seguros-de-Vida_-1897_Biblioteca-Nacional-211x300.jpg)
![](https://cedom.cnseg.org.br/wp-content/uploads/1800/01/3_Revista-Fon-Fon_1907_Biblioteca-Nacional-189x300.jpg)