Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

Rei Charles escreveu ao presidente da CNseg em 2013

Categoria:

Em fevereiro de 2013, Charles III, então príncipe de Gales, escreveu uma carta ao presidente da CNseg, Jorge Hilário Gouvêa Vieira, cumprimentando-o pelos esforços da Confederação em prol da sustentabilidade e do combate ao aquecimento global. O monarca se referia a participação da CNseg no ClimateWise, uma colaboração global da indústria de seguros focada em impulsionar ações para enfrentar as mudanças climáticas de forma coletiva e inovadora.

Carta do Príncipe Charles, 30 de jan. 2013. Fonte: Acervo Cedom/CNseg.

Na carta, ele demonstrava preocupação com as consequências  das mudanças climáticas, que poderiam reduzir drasticamente a camada de gelo do círculo ártico e destruir grande parte da floresta amazônica. Enfatizava também a importância e urgência das ações necessárias para o combate ao aquecimento global, conclamando o mercado segurador a liderar os avanços nesse sentido.

A ClimateWise é uma iniciativa do Centro de Finanças Sustentáveis, que integra o Instituto de Liderança em Sustentabilidade da Universidade de Cambridge (CISL). O Instituto foi criado pelo então Príncipe de Gales, do qual é o Patrono Fundador Real.

A parceria da CNseg com o ClimateWise foi firmada poucos meses após a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada na cidade do Rio de Janeiro, em junho de 2012. Foi durante a Rio+20 que a CNseg lançou os Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI, na sigla em inglês), iniciativa da qual é apoiadora e fundadora.

Os PSI são diretrizes concebidas pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-FI) para serem utilizadas como referência mundial ao mercado segurador no tratamento de riscos e oportunidades relacionados a questões ASG (CNseg, 2022).

A conferência Rio+20 ficou assim conhecida por ser realizada 20 anos depois da cidade sediar a Rio-92 – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – considerada pioneira ao definir em 1992 uma agenda para o desenvolvimento sustentável nas décadas seguintes.

Veja a íntegra da Carta (original e traduzida) e as demais matérias nos links abaixo:

Carta do Príncipe Charles (original)

Carta do Príncipe Charles (traduzida)

Revista de Seguros. Ano 88, número 884, p. 47.

Portal CNseg – Conteúdos Especiais ASG

Publicado em 27.09.2022

Compartilhe nas redes sociais

Outros destaques