A indústria de seguros soube aproveitar oportunidades e superar os desafios de adequar sua estratégia para um cenário de estabilidade econômica. Até o início dos anos 90 o mercado de seguros representava apenas 1% do PIB nacional. A grande mudança desse patamar ocorreu a partir de 1994, ano em que o volume de prêmios foi de R$ 13, 6 bilhões, em valores corrigidos. Daí em diante, crescendo a uma taxa anual próxima a 14%, chegou em 1998 à maior cifra de toda a sua história: R$ 22, 7 bilhões, correspondendo a 2,5% do PIB. Contribuíram para esse montante o seguro de automóvel com 29% e o seguro saúde com 18,9%, os seguros de vida com 17,8% e a previdência privada com 14,5%.
Os anúncios de seguros conquistaram um espaço ainda maior em festivais de publicidade, arrematando muitas premiações, dentre elas, tiveram destaque a conquista do “Marketing Best” e “Top de Marketing” pela Bamerindus Seguros, em 1993, e a premiação da SulAmérica com o “Marketing Best” no ano seguinte.