No panteão das melhores novelas da Globo de todos os tempos, ao lado de sua vilã Odete Roitman, Vale Tudo inicia seu remake no próximo dia 31 de março, na tela da Globo, trazendo à memória também uma das melhores campanhas publicitárias do mercado segurador brasileiro.
Tudo porque, em 1988, um anúncio institucional, com a foto de Odeth, vivida por Beatriz Segall, e com o slogan “Faça seguro. A gente nunca sabe o dia de amanhã”, foi veiculado nos jornais um dia antes do misterioso assassinato da personagem. A ação inovadora mereceu seguidos elogios, ao alinhar o universo ficcional da novela à conscientização sobre a relevância do seguro na realidade, perpetuando-se junto com a pergunta que marcou época até o último capítulo da novela: “Quem matou Odete Roitman?”.
Esta ação foi uma das mais emblemáticas realizadas pelo Comitê de Divulgação Institucional do Seguro (Codiseg), criado em julho de 1987 e incorporado pela Escola Nacional de Seguros(a então Funenseg) na década seguinte. O Codiseg foi formado pelo IRB, Susep, Fenacor e Fenaseg (CNseg) para promover iniciativas em favor da disseminação da cultura do seguro, a partir de estratégias de marketing icônicas.
O Codiseg deixou sua marca inovadora na história do mercado segurador, ao explicitar a mensagem de que, entre tantas reviravoltas e surpresas da vida (ou da arte), o melhor é garantir que pelo menos uma coisa esteja protegida… o seu futuro! Afinal, vale tudo, menos ficar sem seguro. Quer seja em 1988, quer seja em 2025.
Não foi, contudo, a única ação publicitária do mercado pegando carona nas novelas. Em 1978, em Dancin’ Days, outro clássico do autor Gilberto Braga, houve a iniciativa de inserir o seguro em seus capítulos. O enfoque positivo dado em Dancin’ Days foi considerado uma “inovação certamente elogiável”. Já em 1989, foi a vez da atriz Maria Izabel de Lizandra interpretar a corretora de seguros Marília na novela Tieta, que também foi ao ar pela Rede Globo. Marília teve a sua história entrelaçada com a de outros personagens, inclusive, com a da própria protagonista, que veio a contratar seguro com Marília no episódio que foi ao ar em 11 de dezembro de 1989. A partir de 1991, com o advento do Código de Defesa do Consumidor (CDC), os debates sobre campanhas publicitárias mais educativas ganharam força, principalmente com a iniciativa da CNseg de instituir a primeira edição do concurso “Os Melhores do Marketing de Seguros” no mesmo ano, contemplando nove projetos.
O lançamento do jingle “Bom dia” nas rádios das maiores cidades do país e a transmissão do vídeo institucional “Segure Tudo”, que traz com exclusividade um grande sucesso do compositor Martinho da Vila, interpretado e gravado especialmente para a peça publicitária, estão entre as iniciativas pós-CDC.
Agora, com a volta de Vale Tudo, fica a pergunta: será que teremos mais uma jogada de mestre do mercado segurador???????