Membro do Conselho Superior da CNseg, Alberto Continentino ingressou no mercado segurador em 1961 como Diretor Vice-Presidente da Cia de Seguros Minas Brasil, tendo, ao longo de 56 anos de trajetória profissional, exercido diversos cargos, dentre os quais destacam-se: a presidência do Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais, para o qual foi reeleito 9 vezes; a vice-presidência da Fenaseg, reeleito 6 vezes; Diretor-Presidente e membro do Conselho Curador da Fundação Escola Nacional de Seguro.
Nesta entrevista, o executivo fala sobre a sua trajetória profissional, do grande impacto da criação do IRB no setor, da importância da criação da Fenaseg, “voz das seguradoras no mercado nacional” que, segundo ele, uniu as empresas de seguros e qualificou o mercado por meio da formação de mão de obra especializada e de fóruns de debates, com a criação de comissões técnicas. E relembra a sua participação no Conselho Nacional de Seguros Privados e a origem, regulamentação e evolução da previdência privada no Brasil.
Ele também conta como era o mercado seguros em Minas Gerais na década de 60, seus principais marcos e como a Minas Brasil contribuiu para o desenvolvimento do mercado regional. Destaca também o surgimento do Seguro Recovat, base do Seguro Obrigatório, hoje operado pela Seguradora Líder dos Consórcios DPVAT.
Para Continentino, o seguro exerce papel fundamental na área econômica, por meio da aplicação de suas reservas na formação de poupança nacional.
Entrevista concedida em 25 de agosto de 2015.
Alberto Continentino faleceu em 03 de julho de 2020.