Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

Depoimentos

Entrevistas gravadas com exclusividade com personalidades e profissionais do mercado segurador que testemunharam fatos, conjunturas e acontecimentos diversos da história contemporânea e do Seguro e que se constituem em riquíssimas fontes para a pesquisa histórica.

Augusto Frederico Rosa

Presidente do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização dos Estados de Minas Gerais, de Goiás, do Mato Grosso e do Distrito Federal – Sindseg MG/GO/MT/DF, fala sobre a fundação do Sindicato, em 1950, que representava somente as empresas de Minas Gerais, e de sua expansão, em 2007, quando passou a contemplar os estados de Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal.

Dentre os principais marcos de atuação do Sindicato, destacam-se a aquisição da sede, que viabilizou a realização de diversos eventos internos e externos com a presença de personalidades do setor e representantes civis e, a inauguração do Pátio Seguro, em 2008, resultado de Convênio celebrado entre o Sindicato das Seguradoras do Minas Gerais, a Fenaseg e a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de custodiar os veículos roubados ou furtados, recuperados pela Polícia em Belo Horizonte.

Para Augusto Frederico o seguro tem papel relevante, pois é um instrumento de desenvolvimento da economia nacional e de equilíbrio da sociedade. O maior desafio a ser enfrentado, afirma, é a ampliação da cultura do seguro, é fazer com que o consumidor entenda o seguro como um investimento e não uma despesa.

Entrevista concedida em 11/08/2015

Compartilhe nas redes sociais

É presidente do Conselho de Administração da Chubb Seguros do Brasil e membro da diretoria eleita e do...
Membro do Conselho Superior da CNseg, Alberto Continentino ingressou no mercado segurador em 1961 como Diretor Vice-Presidente da...
Funcionário da CNseg, Austérnio Bolorini está há 49 anos no mercado segurador, tendo iniciado sua carreira em 1967,...
Presidente do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização dos Estados da Bahia, de...
Nesta entrevista o presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro e presidente do Conselho Superior da CNseg...
Presidente do Conselho de Administração da Centauro & Ohio, membro do Conselho Superior da CNseg, foi presidente da...

O CEDOM possui um vasto acervo especial com documentos que contam a História do Seguro no País. Saiba mais.