Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

Depoimentos

Entrevistas gravadas com exclusividade com personalidades e profissionais do mercado segurador que testemunharam fatos, conjunturas e acontecimentos diversos da história contemporânea e do Seguro e que se constituem em riquíssimas fontes para a pesquisa histórica.

Giuseppe Esmeraldo

Presidente do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização dos Estados da Bahia, de Sergipe e de Tocantins e Superintendente da Bradesco Auto/RE destaca os principais marcos da história do seguro no Brasil, os principais marcos da história do Sindseg BA/SE/TO, as modalidades de seguros com maior penetração, o panorama atual do setor segurador na região, as estratégias para a difusão da cultura do seguro, os desafios e oportunidades para a expansão do setor e o papel do seguro para o desenvolvimento da região.

O executivo menciona que, sem dúvida, entre os principais marcos da história do seguro no Brasil, a quebra do monopólio do IRB, que abriu o mercado à livre concorrência, é o mais relevante. Como marco, ao longo dos 67 anos de existência, do Sindicato, destacam-se a construção da imagem das seguradoras nos três estados representados; a implantação de uma gestão moderna, participativa com a aproximação de importantes entidades do  mercado segurador regional, como: Sincor Bahia, Clube dos Seguradores da Bahia, CSP – Clube do Seguro de Pessoas e Clube do Seguro de Feira.

As parcerias com importantes órgãos públicos, como a Polícia Rodoviária Federal, FENASDETRANS – Federação Nacional das Associações de Detran e Detrans; sempre objetivando a redução da violência no trânsito, também merece destaque.

Nessa entrevista ele fala ainda da criação de comissões técnicas; do panorama atual do mercado de seguros na Bahia, Sergipe e Tocantins, que considera bastante promissor e das principais estratégias adotadas para disseminar a cultura do seguro, como a criação de campanhas de mídia em massa, como outdoor, redes sociais, rádio.

Entre os desafios para a expansão do mercado de seguros na região, está massificação do seguro e a necessidade de criar produtos que atendam a todas as classes sociais.

“Do ponto de vista social, o seguro promove a estabilidade financeira do segurado, pois cobre suas perdas na hora do imprevisto. Complementa e em certos casos substitui programas de seguridade social e assistência dos governos.

Enfim, o seguro tem um papel importante na sociedade e no desenvolvimento do Brasil.”

Entrevista concedida em 27 de julho de 2015.

Compartilhe nas redes sociais

É presidente do Conselho de Administração da Chubb Seguros do Brasil e membro da diretoria eleita e do...
Membro do Conselho Superior da CNseg, Alberto Continentino ingressou no mercado segurador em 1961 como Diretor Vice-Presidente da...
Presidente do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização dos Estados de Minas Gerais,...
Funcionário da CNseg, Austérnio Bolorini está há 49 anos no mercado segurador, tendo iniciado sua carreira em 1967,...
Nesta entrevista o presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro e presidente do Conselho Superior da CNseg...
Presidente do Conselho de Administração da Centauro & Ohio, membro do Conselho Superior da CNseg, foi presidente da...

O CEDOM possui um vasto acervo especial com documentos que contam a História do Seguro no País. Saiba mais.