Funcionário da CNseg, Austérnio Bolorini está há 49 anos no mercado segurador, tendo iniciado sua carreira em 1967, no Sindicato dos Seguradores do Rio de Janeiro. Em 1978 foi absorvido no quadro funcional da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (Fenaseg).
Nesta entrevista Bolorini fala sobre a criação do Sindicato dos Seguradores do Rio de Janeiro, em 16 de maio de 1933, que teve sua denominação alterada para Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, devido à incorporação deste estado, e da fundação da Fenaseg em 1951, oficialmente reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 1953, destacando a importância das duas entidades para o desenvolvimento da história do Seguro no Brasil.
Trabalhar com a guarda e catalogação dos documentos das duas instituições, que compartilhavam um único arquivo, proporcionou ao profissional um amplo conhecimento não só sobre as duas instituições, mas também do funcionamento do mercado segurador, sua construção, evolução e relevância para a sociedade.
Bolorini, cuja história profissional se mistura com a história do próprio setor, também ressalta a importância da realização de grandes eventos, tanto pelo Sindicato das Seguradoras RJ/ES, quanto pela Fenaseg/CNseg, ao longo desses anos, que permitiram trazer personalidades importantes de diversos setores da sociedade e resultaram em ideias inovadoras e estratégicas para a valorização e divulgação do Seguro no País.
Entrevista concedida em 15/01/2016