Presidente do Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização do Estado de São Paulo – Sindseg SP, presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência – ANSP, membro do Conselho Superior da CNseg e do Conselho do Grupo BBMapfre.
Nessa entrevista, o executivo fala de sua trajetória profissional, desde o início na atividade seguradora em 1979, iniciada na SulAmérica Brasília, onde permaneceu por 10 anos, sua passagem pela Seguradora Roma, convite do ilustre Mário Petrelli, personalidade marcante do mercado segurador, instituição que presidiu por 12 anos (de 1990 até 2002). Após a compra do controle acionário da Seguradora Roma pela Mapfre Seguros, permaneceu como vice-presidente até 2008. Batista também foi diretor da Fenaseg, por três mandatos e conselheiro e vice-presidente do conselho da Funenseg.
Para ele, um dos principais marcos da história do Sindicato foi a mudança da sede, do centro velho para a avenida Paulista, após 50 anos da sua fundação. Segundo ele, “a história do Sindicato, que foi fundado em 1943 é uma história recheada de fatos importantes […]”.
Na ANSP, considera as Cátedras, núcleos de estudos permanentes que abordam os temas pertinentes ao mercado segurador, criadas por Manoel Soares Póvoas, e a Comenda ANSP, condecoração criada para celebração dos 20 anos da Academia, as duas efemérides da instituição. Manual Póvoas recebeu a primeira Comenda ANSP (in memoriam).
Quanto ao panorama atual do mercado de seguros, São Paulo vive um momento que é o reflexo do que está acontecendo no Brasil, que vem atravessando problemas políticos, sociais e econômicos, o que afeta o setor segurador. O momento é de precaução.
Batista fala ainda das modalidades de seguros mais procuradas em São Paulo, das ações do Sindicato para a redução de acidentes no trânsito, da lei do desmanche e do desafio de, em uma “sociedade que se moderniza a cada dia […] contribuir para que a escala de desenvolvimento socioeconômico das pessoas e das empresas continue progressiva (…); questionar bem a política de absorver riscos, indenizar da maneira correta, ter serenidade nesse processo todo, pra cada vez mais despertar a confiança dos clientes, dos segurados e da população em geral”.
Entrevista concedida em 10 de agosto de 2015.