Presidente do Sindseg RS no período de 1986-2010 – ingressou no mercado de seguros na década de 1970, no GBOEX. Ao longo de uma trajetória de cerca de meio século, trabalhou na companhia de seguros Previdência do Sul, foi Vice-Presidente e Membro do Conselho de Administração da ENS (atual Escola de Negócios em Seguros), coordenou o Conselho de Representantes do DPVAT, foi presidente do Comitê Brasileiro de Mercosseguro e membro nato da Diretoria e do Conselho Consultivo da Fenaseg.
Na entrevista, o acadêmico da ANSP pondera sobre como a velocidade da comunicação se refletiu no mercado segurador e na estrutura das seguradoras. Também aborda seus esforços para aproximar os magistrados do seguro, a fim de torná-lo mais conhecido. Miguel Junqueira também retoma a sua passagem pelo Comitê Brasileiro de Mercosseguro e pelo DPVAT.
Às novas gerações de securitários, Miguel Junqueira dá o seguinte conselho: “Mergulhem nesta atividade com afinco e com propósitos honestos”. E, ao final de seu depoimento, afirma: “O seguro é a compensação dos efeitos do acaso pela mutualidade organizada, segundo as leis da estatística. É uma atividade empregadora altamente favorável à vida em sociedade.”
Em março de 2015, a CNseg prestou homenagem a este grande nome do seguro na abertura do 3º Seminário de Direitos e Deveres do Consumidor de Seguros. Na ocasião, Solange Beatriz Palheiro Mendes, atual diretora das Relações de Consumo e Comunicação da CNseg, ressalta “a importância dos serviços prestados ao longo de todos esses anos por Miguel Junqueira, sempre com retidão, empenho e transparência”.
Entrevista concedida em 21 de julho de 2016.