Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

Depoimentos

Entrevistas gravadas com exclusividade com personalidades e profissionais do mercado segurador que testemunharam fatos, conjunturas e acontecimentos diversos da história contemporânea e do Seguro e que se constituem em riquíssimas fontes para a pesquisa histórica.

Mucio Novaes

Presidente do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Norte/Nordeste – SINDSEG N/NE, da Companhia Excelsior Seguros e membro do Conselho Superior da CNseg, Mucio Novaes, menciona que as principais conquistas do mercado segurador nas regiões Norte e Nordeste do Brasil começaram na década de 70 e se fortaleceram a partir de 1994, com a criação do Plano Real e a estabilização da economia.

Nesta entrevista, o executivo comenta sobre a evolução do mercado segurador, a modalidade de seguro com maior penetração na região, o impacto da violência urbana na atividade seguradora, as estratégias para a difusão da cultura do seguro, os desafios e oportunidades para o setor; as modalidades de seguros com maior potencial de crescimento; a participação da Fenaseg no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES); as contribuições do setor para o desenvolvimento do País e como era o setor na época da criação da Excelsior Seguros.

Segundo ele, o seguro com maior índice de penetração na região Nordeste é o seguro de automóvel, que se expandiu no país, de forma equilibrada, em decorrência do aumento da demanda por automóveis. Entretanto, como a região é a mais pobre, o índice de cobertura da frota não deve ser igual ao das regiões Sul e Sudeste.

Com a expansão da fronteira agrícola na Bahia, Maranhão, Piauí e no Norte do Tocantins, com tendência de forte demanda pelo seguro agrícola e, o aumento dos riscos ambientais, atrelados ao processo de crescimento industrial, ele acredita que devem aumentar a procura pelo seguro de responsabilidade civil, seguro garantia de performance de obras, de saúde e outros.

Para Novaes a principal contribuição do seguro é proporcionar proteção, tranquilidade, garantia e, ser um instrumento de previdência – no sentindo amplo – ou seja, um caminho pra tornar as pessoas mais previdentes. E considera o seguro um instrumento pedagógico fundamental para o crescimento do Brasil.

Quanto aos desafios a serem vencidos, destaca que o primeiro é o aumento renda da população, eis que à medida que ela aumenta, aumenta o consumo de bens e a qualidade de vida, levando a uma necessidade de proteção. O segundo é a cultura do seguro, pois na medida em que a população aumenta a sua percepção do risco, “[..] que é viver, que é trabalhar, que é investir, isso evidentemente faz com que o seguro seja mais demandado. Então a difusão da cultura do seguro é fundamental”.

Entrevista concedida em 11 de agosto de 2015.

Compartilhe nas redes sociais

É presidente do Conselho de Administração da Chubb Seguros do Brasil e membro da diretoria eleita e do...
Membro do Conselho Superior da CNseg, Alberto Continentino ingressou no mercado segurador em 1961 como Diretor Vice-Presidente da...
Presidente do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização dos Estados de Minas Gerais,...
Funcionário da CNseg, Austérnio Bolorini está há 49 anos no mercado segurador, tendo iniciado sua carreira em 1967,...
Presidente do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização dos Estados da Bahia, de...
Nesta entrevista o presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro e presidente do Conselho Superior da CNseg...

O CEDOM possui um vasto acervo especial com documentos que contam a História do Seguro no País. Saiba mais.