Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

Depoimentos

Entrevistas gravadas com exclusividade com personalidades e profissionais do mercado segurador que testemunharam fatos, conjunturas e acontecimentos diversos da história contemporânea e do Seguro e que se constituem em riquíssimas fontes para a pesquisa histórica.

Paulo Lückmann

Presidente do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina – SindsegSC, membro do Conselho Superior da CNseg e diretor regional da HDI Seguros em Santa Catarina, nessa entrevista o executivo conta sobre sua trajetória profissional, o cenário do seguro no País ao ingressar na atividade seguradora em 1986, passando pela história do Sindicato, o panorama atual do mercado, os desafios e oportunidades do setor segurador de Santa Catarina e o papel do seguro no desenvolvimento econômico e social do País.

Segundo Lückmann, na década de 80, o mercado estava quase estagnado. Regulamentado pelo governo, não havia competitividade de preços. Foi somente a partir da abertura econômica que o mercado voltou a crescer. Em sua análise, os ramos que têm o maior volume em Santa Catarina, são os dos segmentos de pessoas, de vida, previdência privada e capitalização, seguidos, dos ramos de automóvel e patrimonial.

Quanto aos desafios e oportunidades para o mercado segurador de Santa Catarina, ele comenta que o Sindicato tem uma preocupação permanente com a disseminação da cultura do seguro, pois acredita que a conscientização da sociedade sobre a importância de estar protegido é fator fundamental para o crescimento do mercado segurador e do País.

O executivo destaca dois marcos da história do Sindicato, o primeiro a própria fundação, como Comitê Mixto Paranaense e Santa Catharinense de Seguros, e o segundo, a mudança para Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização do Estado de Santa Catarina – SindsegSC. Dentre as ações realizadas ao longo dos anos, Lückmann cita a criação de três importantes campanhas de conscientização no trânsito: a “Campanha Viva”; a “Campanha do veículo batido” e a campanha “O Bê-a-Bá da Prevenção”.

Paulo Lückmann encerra a entrevista ressaltando que considera gratificante trabalhar com seguro e que ama o que faz.

Entrevista concedida em 10 de agosto de 2015.

Compartilhe nas redes sociais

É presidente do Conselho de Administração da Chubb Seguros do Brasil e membro da diretoria eleita e do...
Membro do Conselho Superior da CNseg, Alberto Continentino ingressou no mercado segurador em 1961 como Diretor Vice-Presidente da...
Presidente do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização dos Estados de Minas Gerais,...
Funcionário da CNseg, Austérnio Bolorini está há 49 anos no mercado segurador, tendo iniciado sua carreira em 1967,...
Presidente do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização dos Estados da Bahia, de...
Nesta entrevista o presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro e presidente do Conselho Superior da CNseg...

O CEDOM possui um vasto acervo especial com documentos que contam a História do Seguro no País. Saiba mais.