Iniciativa
CNSeg - Confederação Nacional das Seguradoras

Ângelo Mário de Moraes Cerne

Nasceu no dia 1º de novembro, em São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro, exerceu seu primeiro mandato como presidente da Federação Nacional de Seguros Privados e Capitalização – Fenaseg de 1956 a 1962.  Durante esse período também ocupou o cargo de presidente do Sindicato das Empresas de Seguro Privados e de Capitalização do Rio de Janeiro. Quatro anos depois foi reeleito para a gestão de 1966 a 1968. Renunciou ao cargo em 1967 dando posse ao vice-presidente Humberto Roncarati.

Durante sua trajetória profissional integrou o Conselho Técnico do Instituto de Resseguros do Brasil – IRB (1945), por mais de uma década, e a delegação brasileira  da Conferência Hemisférica de Seguros, da I a VII edição. Foi  presidente do Comitê Permanente de Seguros, criado pela Primeira Conferência Hemisférica de Seguros (1946) e da Comissão de Seguros do Conselho Interamericano de Comércio e Produção (1947); assessor do Conselho Executivo de Seguros do Conselho Interamericano de Comércio e Produção (1949) e secretário geral da Primeira Conferência Brasileira de Seguros Privados, no Rio de Janeiro em 1953.

Participou da criação da Associação Internacional do Direito do Seguro – AIDA, da qual foi o primeiro presidente da Seção Brasil. A AIDA foi fundada em 05 de dezembro de 1960, na cidade do Rio de Janeiro e transferida para São Paulo em 1973.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 22 de julho de 1973.

 

01.04.2022

Compartilhe nas redes sociais

O CEDOM possui um vasto acervo especial com documentos que contam a História do Seguro no País. Saiba mais.